Governo de Rondônia
28/03/2024

ON-LINE

Funcer promove 1ª Edição da live “Café no Museu” nesta sexta-feira, 26

25 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O evento on-line, coordenado pelo Museu da Memória Rondoniense, vai ser transmitido pela rede social da Fundação, a partir das 18h.

O Governo de Rondônia por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) promove nesta sexta-feira (26) a 1ª Edição da Café no Museu. A transmissão vai relembrar a história do futebol rondoniense desde a década de 1920. O evento on-line, coordenado pelo Museu da Memória Rondoniense, vai ser transmitido pela rede social da Fundação, a partir das 18h.

Durante a carreira acadêmica na Universidade Federal de Rondônia (Unir), os professores Antônio Cláudio Barbosa Rabello e Elis Oliveira pesquisaram sobre o futebol de Rondônia desde os primórdios, quando a cidade assistia à instalação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Segundo o chefe de equipe do Museu e educador patrimonial, João Pedro Rabello, o Café no Museu será uma live descontraída, cada qual falando de sua própria casa. “Pretendíamos o cenário do Palácio Presidente Vargas, mas a pandemia impediu”, disse.

Desde o ano passado, no âmbito da Educação Patrimonial, a direção do Museu programou eventos, exposições e frentes de trabalho voltados para o público “enxergar o Museu”, mas o isolamento social decretado para evitar o contágio do novo coronavírus, levou o cancelamento das atividades presenciais.

“Com o fechamento das portas do Museu, investimos em redes sociais, esperando boa participação de todos os que se interessam por essa parte de nossa história”, comentou João Pedro.

O futebol em Rondônia tem 106 anos de história, mostram os registros

As redes sociais substituem atualmente a visita presencial do público às dependências do Museu instalado no Palácio Presidente Vargas, antiga sede do Governo de Rondônia, construída e inaugurada no início dos anos 1950.

A equipe do Museu criou os programas Patrimônio em Rede, Memórias e TBT, todos eles voltados para práticas que possibilitem fazer ainda mais conhecidos os marcos históricos, o rico acervo de jornais, fotos e documentos da criação e instalação da cidade.

No Museu da Memória estão também guardados ou expostos: o rico patrimônio arqueológico avaliado em até 45 mil anos, peças de artes plásticas, sucatas e pinturas. “Tudo aqui tem imenso potencial para divulgação; ainda em 2020 havíamos previsto atividades que lembrassem o carnaval de antigamente, o futebol, o basquete e o voleibol”, assinalou João Pedro.

O Café no Museu levará também pessoas que tenham histórias para contar, na condição de estudiosos ou de testemunhas de diversos acontecimentos do passado de Porto Velho e de Rondônia. Essas pessoas serão convidadas pela direção do Museu a oferecer a sua contribuição à história. Para participar do Café no Museu basta acessar a página da Fundação Cultural do Estado de Rondônia.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Leandro Morais e Museu da Memória
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo