Governo de Rondônia
29/03/2024

LEITURA

Funcer celebra Dia Nacional da Biblioteca com ações voltadas à leitura transmitidas pelas redes sociais

09 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Em tempos de pandemia, a biblioteca também passou por processo de mudanças visando alternativas para levar conhecimento

A data de 9 de abril ficou conhecida como o Dia da Biblioteca em função do Decreto Nº 84.631 da Presidência da República. Um dia marcado na história nacional e que, até hoje, fomenta a cultura por meio da leitura. A Biblioteca Pública Estadual Doutor José Pontes Pinto, em Porto Velho é o reflexo dessa importância.

Criada pelo Decreto nº 748, de 30/04/1975, pelo então governador, Coronel João Carlos Marques Henriques, a biblioteca pública estadual fez e continua fazendo parte da cultura rondoniense, atingido todos os públicos com perfis mesclados entre estudantes, funcionários públicos e leitores em geral.

Assim como outros segmentos da cultura, em tempos de pandemia, a biblioteca também passou por processo de mudanças visando alternativas para levar conhecimento. As atividades, no momento, estão sendo desenvolvidas por meio das redes sociais, com ações de incentivo à leitura e projetos como “Primeira Semana do Profissional de Biblioteconomia em Rondônia”, “Carnaval Literário”, “Semana do Livro Infantil”, “O Aniversário da Biblioteca José Pontes Pinto”, que será no próximo dia 30 de abril, entre outros, conforme cronograma anual da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer). Para acompanhar essas ações basta acessar a página da Funcer.

Na visão do bibliotecário, Gilnei Royer Matos, mesmo com a “era da internet”, a biblioteca nunca deixará de existir.  É uma data muito importante e celebrada pelos colegas de profissão e comunidade em geral. Devido à pandemia as ferramentas usadas para celebrar essa data tão importante são os meios de comunicação e redes sociais.

“A biblioteca é um espaço de leitura e pesquisa, nunca deixará de ser um meio transformador social, nós bibliotecários acreditamos nisso. As bibliotecas são porta de disseminação do conhecimento, levamos até ao usuário a informação a qual deseja, conseguimos ler e atender a necessidade da população. Estamos inovando a cada dia, frente a era da informação é tecnologia. Agora nos tempos atuais estamos usando as ferramentas certas para levar a leitura e informação aos usuários que, neste momento, não podem ir à biblioteca, diante do cenário atual em que estamos atravessando”, declarou Gilnei.

BIBLIOTECA PARCEIRA DAS ESCOLAS

Outro importante papel da biblioteca pública é o trabalho em conjunto com as escolas, de suma importância para estimular os alunos à prática da leitura, aflorando a imaginação e expandindo o conhecimento. Conforme citado pelo bibliotecário, há parcerias com as bibliotecas públicas, inclusive com as bibliotecas dos demais municípios do Estado. “Estamos entrando em contato com todas as bibliotecas para disseminar os trabalhos desenvolvidos pelos colegas da profissão em Rondônia e acreditamos que teremos bons resultados que serão refletidos no processo de ensino aos alunos”, destacou.

Nesta data especial, para o Gilnei o motivo é de reconhecimento. “O Dia Nacional da Biblioteca significa celebrar esse espaço tão querido e usado pela comunidade, aonde se dissemina Cultura, informação, conhecimento para toda população, incluindo os projetos que a biblioteca realiza e participa”, concluiu o bibliotecário.;

A Biblioteca José Pontes Pinto funciona na Avenida Farquar com Pinheiro Machado, ao lado do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra. O telefone para contato é (69) 98491-4318. Neste momento, em virtude da pandemia a biblioteca está funcionando internamente com os trabalhos administrativos e os projetos, por meio das redes sociais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Edcarlos Carvalho.
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo