12/07/2024

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Fortalecimento de vínculos familiares faz parte das medidas socioeducativas que têm ajudado socioeducandos, em Ji-Paraná

17 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Socioeducandos participam de várias atividades das unidades socioeducativas

Com o objetivo de auxiliar na ressocialização de adolescentes, a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease realizou um encontro, por meio do projeto “Fortalecimento de Vínculos Familiares”, no Centro de atendimento Socioeducativo – Case em Jí-Paraná.

A participação da família na socioeducação tem um papel fundamental no fortalecimento dos vínculos entre familiares e adolescentes, tendo em vista que esta mesma família está inserida em um contexto, que muitas vezes é privado de seus direitos sociais. Essa participação mais ativa pode resultar em melhores avanços nas medidas socioeducativas.

O psicólogo e idealizador do programa, Cristiano Estevão Cabral, explica que serão 12 encontros, alternando entre rodas de conversas com familiares e socioeducandos. “Independente da configuração familiar, é nesse meio que se constrói relações. O projeto nasceu da percepção da necessidade desse trabalho, com intuito de promover encontros terapêuticos em conversas que reúnem adolescentes e familiares sobre os mais diversos temas, como empoderamento familiar, autoestima, compreensão, diálogos transformadores, investimentos parentais, entre outros”, disse o psicólogo.

Na prática, o trabalho de fortalecimento de vínculos é feito por atendimentos em grupo, especificamente, rodas de conversa. Todas as angústias, medos, dúvidas, inquietações e orientações podem surgir, tendo o potencial de contribuir com a ressignificação de muitas histórias familiares e pessoais. Estimulamos a participação e a reflexão, por meio do diálogo entre os participantes, assim como, a liberdade do uso de técnicas e dinâmicas de grupo.

As rodas de conversas iniciam com a apresentação do grupo e dos objetivos. Durante esse percurso poderão surgir novos participantes, já que há uma rotatividade de adolescentes que cumprem medida de internação. Após a apresentação será realizado o acolhimento. Nesse momento é possível ainda, a aplicação de técnicas de relaxamento e logo em seguida começa a roda. O tema proposto para cada encontro tem por finalidade a máxima reflexão em volta das problemáticas mais contundentes. Poderão ser utilizados vídeos, músicas, imagens, perguntas, dentre outros mecanismos. Os temas deverão estar de acordo com o objetivo geral e específico do projeto.

Para o diretor técnico Lucival Alves, o projeto é uma missão árdua diante dos vínculos rompidos na figura familiar de muitos dos socioeducandos internados no Centro de Atendimento Socioeducativo – Case. “Esse projeto vem restabelecer e dar apoio à família e ao adolescente, buscando novas formas de ajudar estes jovens quando saírem daqui. Depois de um longo processo de construção, adaptação e busca de como aplicar essas medidas. O projeto já é uma realidade”, pontua.

Segundo o presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes da Silva, o projeto é uma conquista como ação socioeducativa. Ele aponta que a legislação prevê alternativas que buscam contribuir para esse tipo de atendimento. “Esse objetivo tem sido alcançado com sucesso. Parabenizo toda a equipe que tornou o projeto uma realidade, que aos poucos mostra o quão o sistema socioeducativo tem evoluído”, finalizou.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Felipe Santos