FÓRUM DOS PREFEITOS E VEREADORES

Fortalecimento de ações municipalistas é destacado pelo Governo de RO no IV Fórum de Prefeitos e Vereadores

14 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Governo destacou a importância do evento para convergir em propostas e ações

A consolidação de ações municipalistas, desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, foi fortalecida durante o IV Fórum de Prefeitos e Vereadores, realizado nesta quinta-feira (14), em Porto Velho. Considerado um importante instrumento de aliança entre o Poder Executivo Estadual e os 52 municípios, impacta positivamente em políticas públicas com benefícios diretos à população rondoniense. Além das autoridades estaduais, estiveram presentes representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), demonstrando a união de esforços em prol do desenvolvimento do Estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou a importância do encontro com prefeitos e vereadores para que possa convergir em ações, visando o desenvolvimento do Estado. Durante o evento, o governador pontuou avanços que resultam no crescimento econômico do Estado, destacou a produção do Tambaqui, com reflexo na exportação; o baixo índice de desemprego, além dos investimentos em infraestrutura e assistência social. “Estamos focados em direcionar investimentos para os municípios, a fim de beneficiar diretamente a população. Nossa meta é atrair investidores e tornar Rondônia, referência em qualidade de vida”, salientou.

Acompanhado da secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social e primeira-dama do Estado, Luana Rocha, o governador ressaltou a importância de ações sociais que são impulsionadas e direcionadas a todos os municípios rondonienses. Na ocasião, a secretária aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma ação conjunta do Governo de Rondônia com os municípios. Trata-se do Pacto Criança Segura Rondônia, que vai ser assinado nesta sexta-feira.

Palestras foram desenvolvidas durante a programação

O vice-governador, Sérgio Gonçalves, enfatizou sobre como melhorar a prática da gestão pública, fazendo referência ao tema do Fórum deste ano, que é, “A renovação da mente nos traz novas atitudes”. “É muito importante para nós, executores de políticas públicas, alcançarmos o mesmo ritmo do setor privado, porque historicamente existe um descompasso entre os dois setores. Precisamos igualar essa corrida, promover avanços na gestão pública, aumentar a velocidade. Isso, nós podemos fazer através da renovação da mente”, ressaltou.

PALESTRAS

Como parte da programação de palestras, o advogado Samer Agi abordou o tema “As Cinco Áreas da Vida”, promovendo reflexões sobre equilíbrio e bem-estar pessoal e profissional. Durante a palestra, Samer apontou a interdependência entre as áreas espiritual, sentimental, financeira, profissional e familiar, enfatizando a influência positiva do equilíbrio nessas esferas.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Isaías Fonseca, apresentou a campanha “Declare o seu Amor”, que visa angariar recursos para o Fundo de Amparo à Criança e ao Adolescente; incentivou a destinação de parte do Imposto de Renda para essa finalidade, e reforçou sobre o potencial de arrecadação de cada município, quanto à esse recurso, que deve ser aplicado na Assistência Social.

Texto: Larissa Malta e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Esio Mendes e Frank Nery

Agricultura, Agropecuária, Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheira, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Economia, Educação, Evento, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Jaru, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Obras, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Saúde, Segurança, Seringueiras, Serviço, Sociedade, Teixeirópolis, Theobroma, Theobroma, Transparência, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena, Vilhena