27/04/2024

EDUCACÃO RURAL

Formatura de cursos técnicos voltados ao agronegócio é realizada em Pimenta Bueno

22 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Cerimônia reuniu formandos dos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia

A força do agro está atraindo cada vez mais jovens interessados em construirem uma carreira de sucesso, no segmento que fortalece a economia nacional e é a mola propulsora do desenvolvimento econômico de Rondônia. Nesse viés, na quinta-feira (21), o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realizou em Pimenta Bueno, a formatura de cursos técnicos de nível médio, voltados a ocupações do agronegócio. A solenidade aconteceu no Centro Técnico Estadual de Educação Rural Centec – Abaitará, unidade executora do Idep, onde foram ministradas as aulas.

Formaram-se 75 estudantes, sendo 39 do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade integrado, quando o aluno faz o ensino médio e o curso técnico com uma única matrícula, 14 do Curso Técnico de Agropecuária na modalidade subsequente, quando o aluno frequenta o curso técnico depois de concluir o ensino médio, 10 do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade concomitante, quando o cursista faz curso técnico e o ensino médio, simultaneamente, e 12 do Curso Técnico em Zootecnia na modalidade subsequente.

Esses cursos contaram com alunos de vários municípios rondonienses; como Porto Velho, Vilhena, Chupinguaia, Santa Luzia, Alta Floresta d’Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe, Parecis, Nova Brasilândia e Rolim de Moura. Com o encerramento do calendário do ano letivo 2023 do Idep, o Governo de Rondônia cumpre mais uma etapa do planejamento estratégico da gestão Estadual, que prioriza o fortalecimento e a expansão da qualificação da mão de obra.

Participaram do evento  autoridades e integrantes da comunidade escolar

ESCOLAS MÓVEIS

Para o governador Marcos Rocha, 2023 foi marcado pela interiorização do ensino profissionalizante, tendo em vista os cursos que foram realizados em todas as regiões do Estado, inclusive em comunidades remotas como ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

“As quatro escolas móveis de Panificação e Confeitaria, de Máquinas Agrícolas, de Imagem Pessoal e de Frigorífico e Piscicultura tiveram um papel fundamental nessa ampliação”, destacou o governador, adiantando que em 2024, o Idep receberá mais duas escolas técnicas móveis: de Informática e Mecânica de Motos.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Uma das estudantes beneficiadas com essa democratização do ensino profissionalizante, Gisele Vitória Marques Nascimento, de 17 anos, formanda do curso Agropecuária na modalidade concomitante, mora na zona Rural de Pimenta Bueno, sentido Vilhena; comemora o importante passo que deu na caminhada rumo ao mercado de trabalho. “Agora, quero me graduar em Agronomia”, planeja a nova técnica em Agropecuária.

O crescimento profissional de quem recebe um diploma de curso técnico foi a tônica do discurso da presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira ao saudar os concluintes. “Quem se habilita em uma profissão passa a ser protagonista da sua própria vida e do desenvolvimento econômico e social”, frisou, ressaltando que, os jovens que conseguem essa qualificação têm muitas oportunidades porque no Brasil há um grande déficit de técnicos.

Os gêmeos Thauã e Thays vão investir o conhecimento nos negócios da família

Tal carência de mão de obra qualificada, entretanto, não será sentida nos negócios da família dos irmãos que se formaram Thaun e Thays Martins, cuja propriedade rural em São Felipe trabalha com produção de café e boi de corte. Os gêmeos de dezoito anos concluíram o curso Técnico e Agropecuária na modalidade integrado e planejam ingressar no curso universitário de Agronomia. “Quero continuar o trabalho dos meus familiares”, adiantou Thaun, que terá a parceria da irmã na próxima jornada.

Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque

Agropecuária, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Sociedade