Governo de Rondônia
20/04/2024

SOLIARIEDADE

Fhemeron prepara programação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue

03 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fhemeron_Doacão de Sangue_18.09.15_Foto_Daiane Mendonça (2)O servidor público Bruno Fortes França, de 31 anos, já perdeu as contas das vezes em que foi doou sangue. Para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), é um doador fidelizado, que se apresenta regularmente e cuida da própria saúde para poder servir. “O que faço ajuda a salvar pessoas, sei disto, mas abre a perspectiva de também ser socorrido se um dia necessitar”, avalia.

 

Pessoas como Bruno serão homenageadas no próximo dia 25, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A assistente social Maria Luiza Pereira, responsável pelo Núcleo de Captação, anuncia que será um dia muito importante para a fundação, pois os colaboradores serão recebidos para momentos de confraternização.

Os doadores eventuais e os fidelizados serão recebidos festivamente e homenageados. Eles ganharão camisetas, participarão de sorteio de brindes e terão um lanche diferenciado. “Precisamos enaltecer e agradecer pelo o gesto generoso destas pessoas”, diz a assistente social, a quem cabe a função de arregimentar novos doadores.

A Fhemeron recebe, em média, 70 doações de sangue por dia. É uma quantidade considerada satisfatória, mas exige empenho para que os estoques sejam mantidos com regularidade. O sangue tem prazo de validade, e, por conta disto, as bolsas precisam ser renovadas para que o atendimento seja garantido.

O crescimento populacional e o número de acidentes com motociclistas exigem estoque à altura da demanda e, para a Fhemeron, isto significa mais doadores. O último censo revela que a capital tem 500 mil habitantes.

Após passar por rigorosas análises nos laboratórios da Fhemeron, 400 a 500 bolsas de sangue são despachada, todas as semanas, para atender pacientes nos hospitais das redes oficial e privada.

VIDAS

O sangue doado ajuda a salvar vidas nas mesas de cirurgias e também de pacientes com doenças como leucemia crônica, que necessitam de transfusão regular do produto.

Segundo Maria Luiza Pereira, todos os doadores são importantes para a Fhemeron. O sangue é analisado e os dados do doador são incluídas num banco de dados. Com estas informações é possível atender pacientes com características específicas.

Mas são os doadores fidelizados que garantem o estoque regulado. Estes preservam a saúde e se resguardam para estar nas melhores condições quando forem doar. É o caso de Bruno França, que entrou para o time quando precisou fazer concurso. “Me disseram que doasse não pagaria a taxa de inscrição”, recorda.

Fhemeron_Doacão de Sangue_18.09.15_Foto_Daiane Mendonça (6)Bruno é pai de um menino de um ano e oito meses e a esposa está prestes a dar à luz uma menina. Como tem pais e avós vivos, sabe, agora, a importância da solidariedade que se traduz com 450 mililitros de sangue.

“Passei algum tempo sem doar. Tive gripe e infecção na garganta seguidas vezes. Mas, retornei à normalidade”, comemora. Embora não contabilize as vezes em que precisou prestar este serviço, Bruno destaca a noite em que foi chamado por ser um fenotipado. “Só depois fiquei sabendo o que isto quer dizer”, diz.

É fácil compreender a importância da descoberta de Bruno. Há organismos de doentes que, após receberem transfusão de diversas pessoas passam a produzir anticorpos para aquele tipo de sangue. A partir daí, é necessário que o doador tenha características que se identifiquem ainda mais com o doente. Estes são os fenotipados.

Bruno foi chamado porque tinha o fenopipo essencial para a sobrevivência do pequeno paciente. “Pensei no meu filho, penso na minha família. Pode chegar o momento em que um deles precise de sangue. Assim como me dedico, espero que encontrar dedicação também”, afirma.

O doador explica que esta contribuição tem mão dupla. A pessoa que doa agora pode ser beneficiada pelo mesmo doente no futuro. “Doar é mais que salvar uma vida. É salvar muitas vidas. Já imaginou quantos chefes de família podem cuidar dos filhos porque foram salvos pelo sangue de alguém que ele não conhece”, instiga.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo