Governo de Rondônia
29/03/2024

ECONOMIA

Exame Fórum Amazônia traz a Porto Velho especialistas para debater agronegócio e sustentabilidade

19 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A Amazônia e as oportunidades do agronegócio, e a exploração sustentável da floresta compõem a pauta principal do evento Exame Fórum Amazônia, que reunirá, consultores, investidores e representantes do governo estadual no  dia 21, em Porto Velho. O governador Confúcio Moura, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio, e o especialista em políticas públicas do Programa Agricultura e Alimentos confirmaram presença no evento.

O evento é realizado pelo Grupo Abril e tem como tema “Riqueza e sustentabilidade – Como será o próximo salto competitivo da Amazônia” Vai reunir especialistas que apresentarão pontos de vista sobre o desenvolvimento sustentável na região, além de propor discussões em torno de questões como biotecnologia, valor da floresta em pé, logística, Amazônia urbana, minérios, energia e desmatamento, entre outros.

A abertura do fórum será feita pelo governador Confúcio Moura com a palestra “Rondônia preparada para o futuro”, em que mostrará a forma como foi realizado o planejamento e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.

AGRONEGÓCIO

Segundo Basílio Leandro, superintendente estadual do Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, o conteúdo a ser tratado no fórum é imprescindível para estado, como Rondônia, que tem vocação para a produção de alimentos.

“A busca pela alta produtividade passa necessariamente pela adoção das modernas tecnologias”, defende o superintendente. Ele explica que o Exame Fórum Amazônia se propõe a estreitar as relações dos produtores com as modernas tecnologias para potencializar o agronegócio, considerando também a sustentabilidade.

Basílio afirma que os resultados virão a curto, médio e longo prazo.

SUSTENTABILIDADE

Durante sete anos a frente do governo de Rondônia, Confúcio Moura tem defendido o devido respeito à Amazônia considerando o que a região representa para o mundo.

Ao mesmo tempo em que conduz políticas públicas voltadas para potencializar as riquezas regionais e melhorar a qualidade de vida da população, Confúcio sustenta que o planeta deve muito à Amazônia pelo que o ecossistema representa para a humanidade.

Nos eventos dentro e fora do país, o governador critica a forma como as nações determinam o que deve ser feito para preservar os recursos naturais da região, fazem uso dos benefícios gerados pelo bioma amazônico, mas não contribuem com meios para que a proteção ambiental, que é feita pelos povos tradicionais.

FORÇA

Os 25 milhões de habitantes e 27 senadores dos estados amazônicos, conforme o governador de Rondônia, são uma força nacional que precisa ser mobilizada para mostrar o valor da região ao mundo. “Se a Amazônia quiser ser conhecida vai ter que lutar muito”, diz ele, que aponta a união dos estados para estabelecer uma nova forma de relacionamento com os demais países.

“A Amazônia é sempre um tema de muita preocupação na questão ambiental não apenas para o Brasil, mas para todo o planeta. O encontro vai tratar do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico desejável e a sustentabilidade”, diz André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial de Exame.

O Exame Fórum Amazônia terá, ainda entre convidados, a economista Maria Tereza Umbelino, fundadora do projeto Brasil Mata Viva; Sérgio Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados; Mary Braganhol, secretária de Agricultura de Rondônia; Frederico Machado, especialista em políticas públicas do Programa Agricultura e Alimentos da ONG WWF Brasil; Olivier Girard, sócio da consultoria Macrologística; Valdemar Camata Júnior, superintendente do Sebrae Rondônia; Lucas Aragão, cientista político e sócio da consultoria Arkos; Alaerto Luiz Marcolan, chefe-geral da Embrapa Rondônia e Rodrigo Lima, diretor da consultoria Agroicone.

O fórum acontecerá nas instalações da Faculdade Porto, na rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, será transmitido pelas redes sociais e terá cobertura completa da revista Exame.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo