09/08/2024

TURISMO SUSTENTÁVEL

Etnoturismo está entre segmentos de sucesso abordados pelo governo de RO durante evento internacional

01 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Segmento turístico é atraído pelos costumes e atividades desenvolvidas para impulsionar o crescimento do estado

A integração de turistas às comunidades indígenas do estado, por meio do Etnoturismo é uma das políticas públicas implementadas pelo governo de Rondônia, apresentadas no Meeting Brasil 2024, realizado na terça-feira (30), em Buenos Aires, Argentina. O evento trata-se de uma plataforma única de promoção de destinos e atrações turísticas brasileiras, tornando-se uma oportunidade para evidenciar as potencialidades rondonienses.

Na ocasião, a equipe da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) destacou o desenvolvimento do segmento em Rondônia, atualmente modelado no roteiro turístico de visitas à comunidade indígena Paiter Suruí, localizada no município de Cacoal. O local atrai moradores e visitantes do estado e de outras regiões do país, proporcionando a oportunidade da população aproveitar o espaço e apreciar a convivência e os costumes dos povos tradicionais.

A rota segue as diretrizes da legislação federal e normas técnicas ao desenvolvimento de um turismo sustentável. Além da atividade, a Setur coordenou uma iniciativa que reuniu cerca de 70 participantes em Cacoal, com a presença de secretários municipais, diretores e outros representantes do setor, no chamado “Conexão Etnoturismo”, cujo objetivo é estabelecer um plano de visitação em diversas comunidades originárias de outros municípios.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, expandir o modelo de negócio no mercado internacional impulsiona o desenvolvimento. “Este é um segmento que tem sido destacado no estado, e o governo tem investido para melhorar a cada dia, para que possamos nos tornar referência. Os turistas podem conhecer a história das comunidades indígenas e divulgá-la, além de contribuir ao desenvolvimento social e econômico da região”, ressaltou.

EVENTO INTERNACIONAL

Chile, Bolívia e Peru também sediarão o evento internacional, no mês de agosto

O Meeting Brasil 2024 aconteceu na Argentina, na terça-feira (30), voltado ao mercado internacional que busca promover destinos e atrativos turísticos brasileiros para operadores e agentes de viagens. Além do Etnoturismo, o governo de Rondônia trouxe ao cerne das apresentações, outras ações desenvolvidas por meio da superintendência estadual, como turismo de aventura, pesca esportiva e ecoturismo.

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o evento abre possibilidades para geração de novos negócios. “O estado tem muitos recursos naturais que podem ser apresentados a outros países. Quando isso for efetivado, teremos uma grande chance de consolidar parcerias importantes que podem transformar a vida de muitas pessoas”, salientou.

Outros localidades vão sediar o mesmo encontro internacional no mês de agosto, tais como Santiago (Chile) no dia 1º; Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) dia 5; e Lima (Peru), no dia 7. O evento é considerado um dos principais do setor na América Latina, e reforça o desenvolvimento sustentável do turismo, gerando assim, emprego, renda e oportunidades à população local.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça, Gisele Louise e Arquivo Setur

Cultura, Ecologia, Evento, Governo, Indígena, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo