28/04/2024

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

Estudantes do município do Vale do Anari são atendidos com ações educativas de trânsito do Detran Rondônia

17 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da rede municipal de ensino são atendidos com ações educativas de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) promoveu no município do Vale do Anari na quarta-feira (16) ações de Educação de Trânsito na Escola Municipal Darci Ribeiro, onde os alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre a importância dos equipamentos de segurança no veículo de transporte escolar e travessia correta na faixa de pedestre. Foi realizada ainda, uma intervenção urbana na Avenida Acir José Damasceno com orientações para pedestres, motociclistas e motoristas.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta o importante papel das ações educativas nas escolas, a educação no trânsito dentro das instituições de ensino contribui na compreensão do aluno em relação às situações vivenciadas no trânsito no dia-a-dia, “com esse trabalho vamos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito”, disse Paulo Higo.

O Detran Rondônia, por meio dos profissionais da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito tem feito um trabalho com alunos da rede pública e particular de ensino, usando uma linguagem respeitando a idade das crianças para que entendam o que é o trânsito, suas complexidades e a responsabilidades. Esse trabalho tem sido feito com alunos das séries iniciais, fundamental e médio aliando a parte teórica e prática.

Ações educativas do Detran foram feitas em parceria com o projeto Governo na Cidade

O diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruimar Pereira de Lima disse que os alunos são orientados a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro, “e quando ensinamos a ter esses cuidados de forma lúdica com apresentações teatrais ou com os bonecos, as crianças prestam atenção e guardam todo o aprendizado e depois acabam corrigindo os adultos quando cometem alguma irregularidade no trânsito”, explicou Ruimar de Lima.

O diretor da Dtet, falou da importância da Educação como ferramenta transformadora, principalmente para as crianças que estão em fase de formação. Nesse sentido o Detran Rondônia tem trabalhado com todos os públicos, e as crianças estão incluídas nesse contexto.

Ao todo 346 alunos foram alcançados com a ação educativa. A ação educativa contou com a participação de servidores da Diretoria Técnica de Educação (Dtet) do vale do Anari e da Divisão de Ji-Paraná.

As atividades aconteceram em conjunto com o projeto “Governo na Cidade”. Todas as ações educativas e repressivas do Detran Rondônia levam o tema da Campanha Nacional do Conselho Nacional de Trânsito de 2022, que é: “Juntos Salvamos Vidas”, que tem por objetivo reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça

Distritos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte