Governo de Rondônia
30/04/2024

DIA DO ESTAGIÁRIO

Estagiários do Detran Rondônia participam de encontro em celebração ao seu dia

18 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Diretor-geral do Detran na abertura do Encontro de Estagiários

Comemorado no dia (18), o Dia do Estagiário foi celebrado pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, com um “Encontro de Estagiários” que aconteceu no teatro Guaporé, em Porto Velho. A homenagem reuniu os estagiários que atuam na Autarquia, sendo estudantes de nível superior e médio. O evento também contou com a participação de gestores e demais colaboradores, os quais prestigiaram, valorizando a força de trabalho destes jovens.

A diretora de Gestão de Pessoas – DGP, Glenda Hara destacou que, o evento do Dia do Estagiário tem o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição dos nossos estagiários para o sucesso dos serviços oferecidos pelo Detran. “Através de palestras, dinâmicas e atividades práticas, buscamos estimular a criatividade, inovação e o desenvolvimento profissional desses jovens talentos”.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes realizou a abertura do “Encontro”, e com entusiasmo lembrou que foi estagiário no Detran ao iniciar sua vida profissional, e ainda citou outros diretores que tiveram a mesma experiência, como o diretor-geral adjunto, Paulo Higo e o diretor da Escola Pública de Trânsito, Renato Ramalho. O que evidencia o quanto é importante oportunizar aos estudantes colocar em prática seus conhecimentos teóricos”, enfatizou. Léo Moraes destacou sobre abertura de processo seletivo para recrutamento e seleção de 184 estagiários de nível médio e superior para trabalharem em 25 municípios onde há unidades da Autarquia, conforme consta no Edital nº 001/2023.

Na programação, houve um momento de relato de experiências de estagiários. O arquiteto e urbanista, Sérgio Mercês, que foi estagiário e hoje é servidor do Detran, avaliou o período de estágio como “divisor de  águas” em sua vida profissional. “Foi um período de muito aprendizado e experiências, onde tive a oportunidade de praticar, além do conhecimento teórico, com a liberdade de sugerir a solução de problemas dentro do órgão”.

PALESTRAS

Com palestras sobre a “Lei dos Estagiários”, conduzida pela gerente de Desenvolvimento do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Taciana Nascimento, “Quem sou como estagiário”; com a psicóloga Amanda Moura, e “Criatividade e Coragem para se reinventar”; com o especialista em criatividade e inovação Murilo Gun, o diretor-geral adjunto do Detran, Paulo Higo, também palestrou sobre “Os desafios profissionais na Administração Pública”, e enfatizou ao público presente que uma liderança precisa abrir mão da vaidade, e ser humilde para compartilhar conhecimento, deixando um legado de profissionais comprometidos com o bom serviço prestado à sociedade.

Participaram do evento 145 estagiários lotados nas unidades do Detran em Porto Velho, e 30 estagiários lotados nos municípios de Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Nova Mamoré, Ariquemes, Buritis e Ministro Andreazza, que assistiram a programação de forma online pela página do Facebook da Coordenadoria de Capacitação e Qualificação de Pessoal – Cquali ligada à DGP do Detran. Estagiários da Secretaria de Finanças – Sefin também participaram.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente, Geovane Andrade e Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Economia, Edital, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo