RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

Escritório Regional da Sedam em Ariquemes disponibiliza para doação 22 mil mudas de 14 espécies

19 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Há mudas de 14 espécies

O Escritório Regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Ariquemes, por meio do Viveiro de Produção de Mudas, está disponibilizando para o final deste ano 22 mil mudas de 14 espécies para doação, entre as quais estão a castanho do Brasil, açaí, ipê roxo e amarelo, teca, jatobá, itauba, bacaba, cupuaçu, oti , dentre outras.

O objetivo ao disponibilizar essas mudas de árvores é ajudar a recuperação e o reflorestamento de áreas degradadas, principalmente em áreas nas áreas de preservação permanentes – APPs.

A Sedam atenderá os produtores rurais que serão cadastros em parceria com as prefeituras do Vale do Jamari e a Emater.

No município de Alto Paraíso serão distribuídas 4,5 mil mudas em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), com a Secretaria Municipal de Agricultura e com a Associação dos Cafeicultores de Alto Paraíso (Acap).

Dentre as mudas produzidas, o Escritório Regional destaca a produção de 12 mil mudas de castanha, que tem como intenção o fomento do replantio, visando a exploração futura do fruto, que se encontra com alta valorização no mercado.

Texto: Helio Gomes Oliveira
Fotos: Sedam