17/07/2024

EDUCAÇÃO

Escolas vocacionais têm foco na formação técnica e profissionalizante, em Rondônia

19 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Kessia entre os diretores da escola Anísio Teixeira afirma que está se preparando para este ano ser selecionada

Paulo Freire, um dos mais respeitados educadores brasileiros, afirmou que a educação tem de ser vista como libertadora do homem e da sua consciência, tornando-o um sujeito crítico e reflexivo. É esta a visão que a aluna Kessia Perondi, 16 anos, tem buscado sua transformação pessoal, assim como vários de seus colegas da Escola Estadual Anísio Teixeira.

Kessia é uma das participantes do projeto “Conexion World”, uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e governo de Rondônia, que possibilita viagens de intercâmbio e imersão a estudantes do ensino médio para os Estados Unidos. Este ano serão cinco. Dois custeados pelo Sesi e três pelo governo. ” Desta seleção eu fiquei fora, pois estava nervosa durante a prova. Mas deste ano não passa”, disse a entusiasmada aluna.

A Anísio Teixeira é uma das escolas em tempo integral implantadas pelo governo de Rondônia, onde, respeitando as especificidades de cada localidade em que estão inseridas, as escolas buscam aprimorar o conhecimento dos alunos, com ênfase no contraturno de habilidades específicas.

Assim, foram criadas leis específicas para as escolas Cordeiro de Faria, em Pimenta Bueno, vocacionada ao esporte; Escola Professor Francisco Desmorest Passos, em Nazaré, voltada a formação de educandos de com ênfase em atividades agrícolas e musicais; A escola Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, direcionada a formação em tecnologia da informação; Escola Estadual Anísio Teixeira, em Línguas Estrangeiras Modernas (PDLEM) e intercâmbio, em Porto Velho; e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, distrito de Jacy-Paraná, com regime disciplinar diferenciado.

Segundo a gerente de educação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) Angélica Ayres, o governo implantou escolas vocacionadas à formação técnica e ou profissionalizante onde já existe a potencialidade junto à comunidade, buscando aprimorar o que já existia na região.

Instituto Abaitará, em Pimenta Bueno

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, criado através da Lei Complementar nº 810, de 23 de dezembro de 2014, é uma instituição destinada à oferta de educação básica e superior, com ensino médio integrado à educação profissional e cursos superiores tecnológicos, voltados à educação do campo.

No Abaitará, os alunos estudam em forma de internato, onde uma turma de alunos fica alojada durante 15 dias de forma intensiva, sendo substituídas pela outra turma. Estão sendo construídos no instituto, pocilga, aviário, curral, aprisco, além de horta e tanque para criação de peixes.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Faria, localizada em Pimenta Bueno, tem entre suas prioridades a oferta do ensino desportivo, a divulgação da prática articulando com os segmentos sociais e do desporto.

Através de sua grade curricular diferenciada ofertará o Projeto de Treinamento Esportivo Educacional – Time Rondônia.

O distrito de Nazaré, no baixo Madeira, em Porto Velho, teve criada pela Lei nº 3.481 de 15 de dezembro de 2014, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Desmorest Passos, para qualificar trabalhadores da agricultura e música, como um meio de desenvolvimento regional e o enriquecimento cultural.

A Lei nº 3.433 de 9 de setembro de 2014, criou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos, em Ariquemes. Prevê o atendimento exclusivo na etapa do Ensino Médio, com preparação específica em tecnologia da informação e dá outras providências.

Colégio Tiradentes II, em Jacy-Paraná, o regime disciplinar é diferenciado

A Escola Estadual Anísio Teixeira ainda funciona em um prédio alugado no centro da cidade, mas as obras estão aceleradas e ficará localizada na avenida Jorge Teixeira, em frente a Fhemeron. A Lei  Lei nº 3.434, de 9 de setembro de 2014, criou a escola juntamente com o Projeto de Desenvolvimento em Línguas Estrangeiras Modernas (PDLEM) e intercâmbio.

Uma parceria entre Governo e Sesi através do Conexion World possibilita a realização de intercâmbios com alunos americanos. Segundo o diretor da escola professor Constantino, os alunos são preparados para o Enem e a vida profissional, com o reforço no inglês e espanhol no contra turno. “Nossos alunos tem se destacado não só em Rondônia, mas também em outras seleções pelo Brasil”.

Para aprimorar o inglês e o espanhol, informou o diretor, os professores criam atividades extras, envolvendo dança, teatro, imitações, reprodução de cenas famosas de cinema,karaokê e momentos de conversação. “Alguns dias na semana os selecionados para o intercâmbio tem aula no Sesi, dentro do projeto”.

Já o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, localizado no Distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho, criado pela Lei nº3.161, de 27 de agosto de 2013, é uma Organização da Polícia Militar que funciona como estabelecimento de ensino de educação básica com a finalidade de atender ao ensino preparatório e assistencial de nível fundamental e médio.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça/Marcos Freire