EDUCAÇÃO

Escolas estaduais realizam atividades culturais em comemoração ao Dia da Criança

09 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Dia das Crianças_Escola 21 de Abril_09.10.15_Foto_Daiane Mendonça (11)Escolas da rede estadual de ensino comemoram nesta sexta-feira (9) o Dia Das Crianças, data festejada dia 12 de outubro. As instituições de ensino 21 de Abril e Branca de Neve demonstram a dedicação dos professores no ofício de melhorar o desempenho dos alunos nas diferentes formas de adquirir conhecimento, mostrando atividades lúdicas como principal ferramenta. Ambas as escolas desenvolvem projetos que envolve música, dança, poesia e leitura, e o resultado foi mostrado durante as comemorações desta sexta.

A escola Branca de Neve, uma das escolas mais antigas de ensino infantil em Porto Velho, vem ressaltando a cada ano os projetos pedagógicos que se firmam a cada realização. “Devido a necessidade a gente vai criando o projeto, tudo focado para o desenvolvimento da criança”, afirma a diretora Hindira de Melo Mendes.

Além dos projetos que são realizados com êxito, a escola Branca de Neve traz ótimo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2013, a média projetada era de 5,8, onde a escola ultrapassou, alcançando 5,9 pontos.

Além das apresentações culturais, a escola 21 de Abril premiou nesta sexta-feira os alunos vencedores de gincanas realizada no decorrer da semana.

A instituição de ensino fundamental também atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desenvolve projetos pedagógicos que ajudam na compreensão do conhecimento, como de Língua Brasileira de Sinais (Libra), Família na Escola e Recuperar, que ajuda os alunos com baixo desempenho a recuperar as nota e alcançar as médias bimestrais.

A escola também conta com trabalho direcionado a área tecnológica, atividade que levou o aluno Cristof Kaleo Marques a conquistar o primeiro lugar nas Olimpíada Brasileira de Robótica na fase municipal, ficando em 5º na fase nacional. Aos 15 anos, Cristof conta que a escola o ajuda de diversas maneiras, e que mesmo nas horas vagas, é nela que encontra refúgio com as atividades que a instituição oferece, tanto para aluno quando para a população em geral.

DIA DO PROFESSOR
No dia 15, quando se comemora o Dia do Professor, as escolas também terão atividades voltadas aos mestres, buscando ressaltar a importância que é o profissional no processo educacional do estado de Rondônia. “Hoje professor é um pouco pai, médico e delegado, além de desenvolver a transmissão do conhecimento, então para nós é mais que gratificante ver a valorização que nos é dado através da profissão”, finaliza a diretora da escola Branca de Neve, Hindira de Melo Menes.

Veja galeira de fotos

Texto: Maximus Vargas