13/05/2024

Escola Estadual de Cacoal promove inclusão digital

03 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

20 servidores da escola participaram do curso

A Escola Estadual Maria Aurora do Nascimento, em Cacoal, realizou na noite desta terça-feira (02) a certificação dos participantes do curso de computação desenvolvido durante meses no período noturno para servidores.

O projeto foi uma iniciativa da professora Jeneci de Jesus Lagassique que encontrou na colega e também professora Beloni Corrêa Barreto, o apoio para desenvolver a inclusão digital aos servidores da escola que até então não se aventuravam a utilizar as ferramentas tecnológicas.

20140702_194950

Segundo a professora Jeneci, “É muito gratificante ver o resultado. Acompanhar a evolução de alguns colegas de trabalho que nem sabiam ligar o computador e que passaram a nos procurar no laboratório de informática nas horas vagas para fazer uso de e-mail e das redes sociais”.

A Seduc, por meio do NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional na Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, vem realizando formação para os professores atuantes nos laboratórios de informática das escolas estaduais e estes repassam os cursos aos colegas e alunos.

“Iniciamos o curso mostrando as partes de um computador e como é o processo de ligar a máquina, depois trabalhamos a coordenação motora para utilização do mouse a partir de jogos, e só depois passamos a mostrar como são utilizadas as ferramentas e as mídias”, completou a professora Beloni.

Da turma inicial de 20 participantes, houve somente três desistências. Muitos reclamaram o término do curso, brincando que gostariam de ficar em recuperação para estender esse processo.

Texto: Célia Klein
Fotos: Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal