ENERGIZAÇÃO

Escola espera 10 anos por ar condicionado

19 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Escola Jorge Teixeira, em Nova Londrina, está recebendo melhorias na parte elétrica; Eficiência Energética garante sala de aula refrigerada

7 - energizaçãoA luta de dez anos por melhoria na rede elétrica da escola estadual Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Nova Londrina, chegou ao fim. O programa Eficiência Energética, do governo do estado, está sendo implantado no colégio e vai garantir salas de aulas climatizadas a 238 alunos.

“Estamos muito felizes. Somos todos muito agradecidos ao Romildo por ter atendido a nossa solicitação”, comemora a diretora da escola Nair Fraga Portes, agradecida ao secretário executivo regional Romildo Pereira em atender as necessidades da parte elétrica do colégio.

7 - energiaDo governo do estado, o Eficiência Energética é uma união de forças entre a Secretaria de Estado de Educação [Seduc] e a Secretaria Executiva Regional. A Seduc disponibiliza o recurso diretamente à escola, que por sua vez compra o material necessário e a secretaria regional executa todo o serviço.

“Com esse programa o governador Confúcio Moura pretende climatizar o maior número de salas de aulas da rede pública estadual”, explica o secretário Romildo, o objetivo do Eficiência Energética. “E está dando muito certo”, emenda o secretário, informando que na parceria com a Seduc diversas escolas da região Central de Rondônia já foram refrigeradas a ar.

Apesar de a obra ainda não ter sido finalizada a diretora Nair Portes já opina favorável ao programa. “Consideramos o serviço como sendo uma conquista para os alunos e professores. Assim, com a sala de aula fresca, a relação ensino e aprendizagem melhoram muito”, pondera a diretora. A escola oferece os ensinos Fundamental e Médio e a Educação de Jovens e Adultos [EJA]. O colégio funciona nos turnos da manhã, tarde e noite.

7 - energia 1O Programa Eficiência Energética visa, também, a readequação das instalações elétricas deixando reserva técnica de energia suficiente para ampliação dos colégios nos próximos dez anos. Segundo o eletricista da secretaria regional Waldiney de Souza, a subestação atual será modernizada.

8 - escola jorge teixeiraeira vistoriou o trabalho dos servidores nesta semana e disse estar satisfeito com o que foi apresentado. Além de refazer toda a rede elétrica do colégio, a equipe de servidor já instalou quadro de distribuição nos pavilhões de salas de aulas e na quadra poliesportiva, instalou tomadas e ventiladores provisórios, implantou sistema de iluminação de emergência em todas as salas de aulas e nos respectivos pavilhões e substituiu lâmpadas. “Às salas de aulas está tudo pronto para receber os equipamentos de ar condicionados”, assegurou Romildo Pereira.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio