Governo de Rondônia
12/05/2024

CIDADANIA

Equipe multidisciplinar de saúde do Crepad Porto Velho atende moradores em situação de rua

22 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Dependente do álcool Edilson quer muda de vida

Edilson Barbosa atendido na primeira ação com a unidade de saúde 

O marinheiro de convés Edilson Herinque Barbosa, 42 anos, atualmente desempregado por conta da dependência do álcool, foi um dos moradores em situação de rua atendido na primeira ação com a unidade de saúde Hamilton Gondin, no Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad), na sexta-feira (17).

A equipe de saúde da família constatou que Edilson está com diversos problemas de saúde em decorrência do consumo excessivo do álcool. A dependência fez o marinheiro perder tudo e ficar por muitos anos vivendo nas proximidades da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Para a médica Marciana Foio, a situação de vulnerabilidade das pessoas atendidas é grande, sendo importante o acompanhamento de uma equipe multiprofissional para que possam voltar a ter uma vida normal. “Notamos aqui um público jovem, a maioria homens, com menos de 40 anos e alguns com problemas de saúde que requer cuidado especial”, analisou a médica.

Todas as pessoas desta ação de saúde (consulta médica, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e glicose) estão em tratamento voluntário e recebem atendimento psicossocial ao participarem dos grupos de terapia do Crepad.

Moradores em situação de rua chegam ao Crepad para avaliação de saúde

Moradores em situação de rua chegam ao Crepad para avaliação de saúde

Nesta ação de saúde da Sepaz, foram parceiros a equipe da Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondin, Associação de Mulheres Madre Teresa de Calcutá da Amazônia Legal – Amatec e a Associação Resgate de Vidas Para Cristo.

O Centro de Referência da Sepaz, Crepad Porto Velho, está localizado à rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade, onde disponibiliza atendimentos psicossocial aos dependentes químicos e familiares, de segunda às sexta-feira, das 7h30 às 13h30 horas, e no período da tarde com os grupos terapêuticos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo