Governo de Rondônia
18/04/2024

AÇÕES DA SEMANA

Entrega de mudas e orientação ao consumidor são ações de destaque realizadas na região Madeira Mamoré, nesta semana

06 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Ao todo foram 500 mudas de abacaxi kinari e 200 mudas de batata doce amarela

MUDAS PARA COMUNIDADE INDÍGENA

Mudas de abacaxi e batata doce foram entregues a indígenas da etnia Oro Waran Xijein, residentes na Linha 10 B do Ribeirão, zona rural de Nova Mamoré, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, em parceira com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia. Ao todo foram 500 mudas de abacaxi kinari e 200 mudas de batata doce amarela.

Além das mudas, os indígenas também receberam orientação e acompanhamento de todo o processo de plantio. Para a técnica da Seagri, Telma Pinto, “é uma satisfação retornar à aldeia, e dessa vez trabalhar no plantio de mudas que resultará em alimento para a comunidade.

Matéria na íntegra

Ação visa oferecer serviços nos locais mais distantes

PROFISSIONALIZAÇÃO

Em Guajará-Mirim acontecem as aulas presencias do Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática. São 39 alunos participando; a carga horária é de mil horas e estão ocorrendo nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rocha Leal.

O curso está sendo oferecido pelo Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep. Após meses de cursos, os alunos sairão prontos para exercer a função na área, e assim obter sua renda própria.

Matéria na íntegra

PROCON ITINERANTE

O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor de Rondônia – Procon realizou durante a semana o Procon Itinerante no município de Nova Mamoré. O atendimento ocorreu nos dias 5 e 6, na zona urbana e se estendeu à zona rural, no distrito de Nova Dimensão, atendendo moradores mais distantes.

A ação visa oferecer serviços nos locais mais distantes onde não há uma sede de atendimento. Atualmente a sede do Procon na região, funciona no município de Guajará-Mirim, em que esses moradores precisavam se deslocar para obter o serviço.

Encontro visou capacitar professores de escolas indígenas

Em Guajará-Mirim o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, o prédio está localizado na Avenida Mendonça Lima, n° 999, Centro.  Telefone e whatsApp: (69) 3541-2366. Site: www.procon.ro.gov.br ou e-mail: gmirim@procon.ro.gov.br

Matéria na íntegra

ENCONTRO PEDAGÓGICO

Encontro Pedagógico com o tema “Outros olhares e novos caminhos: planejar, ensinar e avaliar”, foi realizado no município de Guajará-Mirim e contou com a participação de 134 professores lotados nas 34 escolas indígenas de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Polo Terrestre, Polo Pacaás Novos, Polo Mamoré e Guaporé.

Foram abordados temas como fundamentos e práticas no processo de avaliação; formação para acolhimento no contexto sócio emocional; mediação tecnológica; inspeção escolar; arte e a educação física interdisciplinar; processo de alfabetização com professores indígenas e informes gerais.

O Setor de Educação Escolar Indígena – Seei, da Coordenação Regional de Ensino – CRE, foi responsável pelo treinamento.

Matéria na íntegra


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Minerva Soto
Fotos: Minerva Soto e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Cultura, Distritos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo