DETRAN RONDÔNIA

Encontro Nacional dos Detrans debate e troca experiências entre os gestores das instituições do país

25 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Ações desenvolvidas pelo Detran em Rondônia foram apresentadas durante o evento

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, participa do 71º Encontro Nacional dos Detrans (END) que está sendo realizado na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. Representantes dos Detrans de todo o país participam do evento promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que teve início na terça-feira (23) e encerra-se nesta quinta-feira (25).

Representam o Detran Rondônia no evento estão a diretora-geral adjunta, Benedita Oliveira, e o coordenador de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), Iremar Torres Lima.

O encontro tem por objetivo debater e trocar experiências entre os gestores das instituições responsáveis pelo sistema de trânsito nos estados e no Distrito Federal.

Benedita Oliveira, disse que o encontro é muito importante para que assuntos relacionados ao trânsito como improbidade administrativa; nova lei de licitações; caminhos percorridos pela educação de trânsito; escola pública de trânsito, motociclista seguro e Lei Seca, “são assuntos relevantes que precisam ser debatidos. Essa troca de informações entre os gestores dos Detrans vai refletir lá na frente de forma positiva”, ressalta.

Na manhã de quinta-feira, o coordenador do Renaest, Iremar Lima apresentou como funciona o setor de estatística de acidentes de trânsito do Detran Rondônia que está entre os melhores do país no seguimento. Explicou como é a metodologia, coleta, tabulação e publicação dos sinistros de trânsito e também falou um pouco sobre a importância da autarquia que está presente em 72 localidades de Rondônia.

Iremar Torres Lima é graduação com licenciatura plena em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e tem vasta experiência na área, com ênfase em matemática, estatística e informática. Pós-graduado em engenharia de tráfego e desde 2012 atua no Detran Rondônia, como coordenador do Renaest.

Durante o evento a programação contou com painéis temáticos com assuntos relacionados às políticas públicas de trânsito e grupos de trabalho que realizaram discussão em torno dos temas apresentados entre os quais a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), novas tecnologias na formação dos condutores, prova prática inteligente, formação do motociclista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Ensino Médio, padronização de ações nas operações Lei Seca e projetos estaduais em educação para o trânsito.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Iremar Lima e Ivi Fidelis

Distritos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte