DESENVOLVIMENTO

Embaixador de Israel conhece estruturas de inovação e segurança do Governo de Rondônia

28 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Embaixador de Israel, Yossi Sheley, visita Hub.RO, incubadora de startups criada pelo Governo de Rondônia

Dando sequência as agendas de visitas no Estado de Rondônia, resultado do convite feito pelo governador, coronel Marcos Rocha, o embaixador de Israel, Yossi Sheley, conheceu nesta quarta-feira (28) a estrutura de inovação de negócios, a Hub.RO criada pelo Governo de Rondônia, e ainda fez um sobrevoo na Capital, a bordo do Falcão 2, uma das aeronaves do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) que pertence a estrutura da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec).

O embaixador conheceu primeiramente a Hub.RO que está localizada no 1° piso do shopping da Capital. O ambiente de criação de empresas com soluções inovadoras foi considerado pelo embaixador como uma iniciativa importante do Governo para o desenvolvimento. Ao ser informado da quantidade de startups existentes, 47 em Porto Velho e 21 em Ji-Paraná, o embaixador sentencia: “Rondônia tem um grande potencial”.

O superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, destacou a importância desse alinhamento em inovação entre Rondônia e Israel. ‘‘É um privilégio receber o embaixador de Israel, que veio conhecer o projeto embrionário de inovação do nosso Estado, que é a nossa incubadora e aceleradora. Nós queremos através do programa de inovação colocar Rondônia no mapa da inovação do Brasil e essa parceria com Israel, eu creio, que vai fortalecer o nosso Estado para atingir esse objetivo”, disse.

O embaixador de Israel parabenizou o Governo de Rondônia pela estratégia de combate ao crime e o projeto social desenvolvido no NOA

O coordenador de Inovação da Sedi, Thalles Gomes, explicou que a ideia é que a Hub.RO seja um incubadora de startups, ou seja, o que chega como uma ideia inovadora será transformada em empresa. E ainda há o planejamento de replicar essa mesma ideia em 25 outros ambientes.

A etapa atual é de preparação para lançar o edital para contratação de uma empresa gestora da Hub.RO. Depois será lançado edital para selecionar ideias, a princípio, em três eixos: soluções para o Governo, soluções para o desenvolvimento econômico e soluções para o agronegócio.

‘‘Estou muito feliz em conhecer essa estrutura. O Governo já tem o primeiro passo que é o potencial de startups, então nós temos algumas ideias como quem sabe trazer startups israelenses. Parabenizo o governador que passo a passo está criando as condições para avançar em inovação”, avalia o embaixador que ficou entusiasmado com as possibilidades de devolver negócios inovadores em Rondônia.

NOA

Após a visita à Hub.RO, o embaixador conheceu o Núcleo de Operações Aéreas (NOA), na zona leste de Porto Velho. O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá destacou que a estrutura foi escolhida para ser apresentada por funcionar de forma integrada, ou seja, policiais civis e militares trabalham juntos dando apoio aéreo as operações de Segurança Pública de Rondônia.

O embaixador encerrou a visita ao NOA com sobrevoo na capital de Rondônia

‘‘Essa é uma característica do nosso governador Marcos Rocha, mostrar coesão entre as nossas forças para prestar um serviço melhor à nossa sociedade’’, afirma o secretário da Sesdec.

Além disso, o NOA atua em um projeto social que incentiva gratuitamente crianças e adolescentes à prática do esporte em três modalidades: futebol, natação e artes marciais. ‘‘Além de ser um incentivo à educação, aos valores cívicos e patriotas’’, completa Pachá. No momento as atividades estão suspensas devido a pandemia.

‘‘Agradeço ao governador pela oportunidade de conhecer o Núcleo de Operações Aéreas, é muito importante o que acontece aqui em relação ao combate ao crime e também a integração que existe entre policiais e a comunidade através desse projeto social, isso é excelente’’, considera o embaixador.

A visita ao NOA foi encerrada com um sobrevoo pela capital de Rondônia.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes

Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia