Governo de Rondônia
29/03/2024

CIDADANIA RURAL

Emater reúne agricultores familiares em “Dia Especial de Cidadania Rural” no município de Vilhena

20 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Evento reuniu diversos produtores rurais da região, com objetivo de levar informações sobre os direitos previdenciários

O Dia Especial de Cidadania Rural, promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO de Vilhena, aconteceu nesta sexta-feira, 20, na Associação dos Pequenos Chacareiros do Setor Aeroporto – APCSA, localizada na linha 140/145, Gleba Corumbiara, que hoje conta com 300 famílias. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Prefeitura de Vilhena, reuniu diversos produtores rurais da região. 

Atendimentos de saúde foram realizados por acadêmicos de enfermagem em parceria com a prefeitura de Vilhena

Com objetivo de levar informações aos agricultores, a ação contou com a palestra da advogada Camila Domingos, sobre os direitos previdenciários; como aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença e pensão por morte. A equipe da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, também ministrou uma palestra com informes e sobre a declaração de rebanho. 

“Poucas pessoas sabem que quem mora em área rural tem vários direitos previdenciários e muitas vezes não são informados, por isso, o objetivo da palestra é contar e explicar esses direitos. Por ser uma questão específica, em relação à aposentadoria, muitas vezes esse grupo fica desamparado e  essa palestra é para realmente esclarecer sobre esses assuntos,” explica a advogada. Durante a ação, acadêmicos de Enfermagem realizaram testagem rápida de glicemia e medição da pressão arterial. Na sequência, passaram orientações sobre saúde e encaminhamentos para aqueles que tiveram exames alterados. 

A extensionista em gestão/social da Emater, Joise Machado, organizadora do evento, explica a importância do dia especial para a comunidade. “Todos os anos nós temos uma programação e esse é um dos grandes eventos que a Emater realiza. Essa ação é voltada à área social, à cidadania, levando informações para os agricultores. Hoje, trouxemos a advogada para transmitir as informações e, principalmente para eles já organizarem a documentação, para que lá na frente consigam aposentar com tranquilidade. Esse evento acontece em parceria entre o Estado por meio da  Emater e Seagri, e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena – Semagri, Fundação Cultural e  Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio – Semtic,” explica Joise.

O presidente da associação, Raimundo Borba, agradece o apoio. “O Governo do Estado tem nos apoiado muito. Estamos muito satisfeitos com os serviços que foram oferecidos hoje. As nossas estradas também estão boas e elas são essenciais para os agricultores, tanto para que esse tipo de serviço chegue até aqui, quanto para que possamos escoar nossa produção. O Governo tem feito um ótimo trabalho”, ressalta Raimundo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Thayná Machado
Fotos: Thayná Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo