PRODUÇÃO

Emater e Associação dos Pecuarista de Ariquemes realizam o 16º Concurso Leiteiro Regional

22 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

FullSizeRenderA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), em parceria com a Associação dos Pecuarista de Ariquemes (APA), realiza o 16º Concurso Leiteiro Regional durante a  32º Exposição Agropecuária do município que inicia no próximo sábado (25), com o objetivo é incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição  genética do rebanho e a produção de leite.

A média de produção de leite diária na categoria vaca do ano passado foi de 45 kg, superando o ano de 2013, já a produção da novilha campeã foi de 36 kg .

Para participar, os produtores rurais que exploram a atividade leiteira na categoria agricultura familiar devem procurar os escritórios locais da região Vale do jamari até sexta-feira (24), para inscrever os animais. Este ano, a premiação é de R$ 20 mil, que será dividido entre as categorias vaca e novilha, em três colocações cada.

Na quarta-feira (29) será feita a esgota — considerada a última ordenha antes do início oficial do concurso, que será quinta-feira, a partir das 6h — para a retirada de todo o leite no úbere das vacas e novilhas para que todos os animais comecem a competição no momento e em condições iguais. Nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, serão realizadas as ordenhas,  com ordenhadeiras mecânicas, sempre às 6  e 18 horas.

Nestes dias, um total de 26 animais entre  vacas e novilhas de alto padrão genético, que vão concorrer, para ver qual produzirá a maior quantidade de leite serão o centro da atenção.

O concurso será aberto oficialmente na quarta-feira (29), às 18 horas, no galpão ao lado do Stande da Emater, ocasião em que  será feita  a  esgota – ordenha de secagem do leite das  vacas e novilhas  -,  para que todos os animais participantes comecem a competição no momento e em condições iguais.  E  nos próximos três dias (30, 31 e 1 de agosto), os animais serão ordenhados duas vezes por dia,  sempre  às 6 e às 18 horas.

As pesagens serão efetuadas após cada ordenha, na presença dos concorrentes e membros da comissão organizadora e fiscalizadora, em ambiente que facilite a visualização pelo público. A premiação e encerramento do 16º Concurso Leiteiro Regional acontece no domingo (2), às 12h.

A novidade este ano, é que, todo  leite produzido durante o concurso leiteiro, será doado pelos produtores ao Banco de Alimentos de Ariquemes, que distribuirá às famílias carent
es e ou instituições beneficentes após o processo de pasteurização a ser  feito pelo laticínio Aprodil.

De acordo com Supervisor Regional da Emater, Matheus Folador, a expectativa é de que, os produtores participantes, além de demonstrarem  o potencial  genético e produtivo de seu rebanho, posam, possam conhecer novas tecnologias para potencializar a produção de leite.

Texto: Suelly David
Fotos: Emater/RO

Agricultura, Agropecuária, Concursos, Economia, Esporte, Evento, Governo, Indústria, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia