Governo de Rondônia
29/03/2024

SIMULAÇÃO

Em parceria, Detran promove simulação de acidente de trânsito em Porto Velho; ação faz parte do Movimento Maio Amarelo

28 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Na simulação, o Samu expôs a situação de um acidente de trânsito com múltiplas vítimas

Com o objetivo de despertar a atenção da sociedade para os constantes acidentes de trânsito, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveram nesta sexta-feira (28) uma simulação de acidente de trânsito. A ação é voltada ao Movimento Maio Amarelo 2021, cujo tema é: “Respeito e Responsabilidade-Pratique no Trânsito”.

O agente de trânsito do Detran, Isac Barbosa, esclarece que a presença de agentes e educadores de trânsito na simulação realizada com quatro vítimas, é importante para orientar e garantir a fluidez e a segurança viária.

É relevante a demonstração para chamar a atenção da população, pois tem ocorrido em Porto Velho muitos acidentes de natureza gravíssima, que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção e cuidados por parte dos condutores. “Esse comportamento de risco está muito ligado a conduta do cidadão que insiste em desrespeitar a legislação de trânsito”, explica Barbosa.

Ação é voltada ao Movimento Maio Amarelo 2021

Na simulação, o Samu expôs a situação do acidente, onde foi mediado o tempo de resposta, desde a ligação solicitando o atendimento, a chegada do Samu ao local do acidente, até o socorro na unidade hospitalar.

Outro ponto abordado na simulação é apontar, diante dos dados, onde são registrados o maior número de acidentes, os tipos de acidentes, o motivo, geralmente por falta de prudência, dirigir embriagado, buraco na via e falta de sinalização para apontar aos gestores públicos, qual o caminho para resolver o problema em cada situação e principalmente para sensibilizar a população sobre a lotação do Pronto Socorro João Paulo II com vítimas de acidentes de trânsito.

As ações do Movimento Maio Amarelo 2021 estão chegando ao fim, mas que a educação de trânsito continua em todo o Estado. “O diretor-geral da Autarquia, coronel Neil Gonzaga e a diretora adjunta, Benedita Oliveira, tem dado todo o apoio às ações educativas de trânsito em Rondônia. Não podemos deixar de agradecer aos parceiros e a sociedade que contribuíram com o Maio Amarelo”, disse a diretora Técnica de Educação de Trânsito do Detran, Claudia Roberta Stochi.

O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada no Estado pelo Detran e a sociedade civil. A intenção do movimento é discutir o tema segurança viária e mobilizar a sociedade para um trânsito mais ordeiro e humanizado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Justiça, Lazer, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo