Governo de Rondônia
30/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Em ação conjunta, Procon fiscaliza postos de combustíveis em Porto Velho para garantir a regularidade do funcionamento

09 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Fiscais do Procon vistoriam dez postos de combustíveis em Porto Velho

Com intuito de atestar a regularidade quanto ao funcionamento dos postos de combustíveis, o Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou, na última quinta-feira (8), em Porto Velho, a operação “Petróleo Real”, que faz parte da mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

De acordo com o coordenador Estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, a operação foi deflagada em âmbito nacional, de forma simultânea em todo o país. O intuito maior é acompanhar o funcionamento dos postos de combustíveis, atestando a qualidade do produto, para saber se o que está sendo comercializado e de fato o que está sendo entregue ao consumidor.

“Na operação, avaliamos a quantidade, qualidade e o preço, que também é um dos instrumentos importantes para a fiscalização na qual nós acompanhamos, inclusive a fixação das placas que possuem informações sobre a composição de custos, considerando o preço da compra das distribuidoras e os impostos incidentes. Uma operação específica que resultou em dez postos fiscalizados nesta última quinta. Isso porquê cada uma tem a duração em torno de uma hora. E nós tentamos ampliar ao máximo a fiscalização, atingindo o maior número de postos de combustíveis para identificar possíveis irregularidades”, detalhou Jean Rego.

PARCERIAS

A operação contou ainda com a parceria de outros órgãos de fiscalização como o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem), Gerência de Vigilância Sanitária do Estado, Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e Delegacia do Consumidor. “Nós nos unimos para que pudéssemos fazer uma comissão de fiscalização multidisciplinar, com cada um fiscalizando, acompanhando o funcionamento, a fim de determinar se há ou não algum tipo de irregularidade. Como por exemplo: a Vigilância Sanitária acompanhou as conveniências que ficam instaladas próximas aos postos de combustíveis, para verificar se os produtos estavam atendendo o padrão mínimo sanitário”, observou.

Conforme relato do coordenador do Procon, alguns donos de postos se sentem um pouco desconfortáveis com a presença do Procon, mas ao final, muitos agradecem, uma vez que a fiscalização serve para certificar que os empresários estão agindo de forma correta.

“Os empresários que foram autuados e que, de alguma forma, lesam o consumidor ou prejudicam a concorrência, é claro que fica um desconforto maior. Isso comprova que o combustível que está sendo vendido em Rondônia é de qualidade e com respeito ao consumidor. E nossas ações de fiscalização servem justamente para garantir que a população receberá aquilo que está comprando. Além disso, ajuda também o empresariado, guardando aquele que age de boa fé, que faz o recolhimento dos impostos corretamente, que se dedica em manter o negócio dentro da legalidade e, por consequência afasta àqueles que atuam de forma ilegal”, concluiu.

SOBRE A OPERAÇÃO

A “Petróleo Real” segue o Decreto nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito dos consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional. O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em Porto Velho foram vistoriados dez postos de combustíveis, autuados cinco postos por irregularidade de precificação, vazão da bomba de combustível entre outros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Clovis Henrique da Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo