Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Educadores de Trânsito do Detran Rondônia orientam foliões sobre segurança no trânsito

17 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Educadores do Detran sensibilizam foliões sobre comportamentos seguros no trânsito, em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito –  Detran Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet está realizando desde o dia 15, ações educativas para orientar e sensibilizar a população sobre segurança no trânsito, em Porto Velho, especialmente durante o período de Carnaval. As atividades educativas ocorridas nos dias 15 e 16 atingiram um público de 2.522 pessoas.  

Para alcançar o maior número de pessoas, a Dtet intensificou as ações de blitz, pit stop e “Motorista Camarada”, como explica o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, “é importante lembrar que  a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para a Autarquia, conforme estipulado pelo artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB”, informou Paulo Higo. 

O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima lembra que, as ações educativas são essenciais, pois atuam como forma de prevenção dos sinistros, promovendo segurança e resguardando vidas. “Não beber e dirigir, revisar o veículo periodicamente, não ultrapassar em lugares proibidos, não utilizar o telefone celular ao dirigir e respeitar os limites de velocidade, são algumas das infrações mais cometidas”, pontuou. 

Coordenadora de uma das ações realizada na noite desta quinta-feira, 16,  Jaqueline Lima Soares destacou que as abordagens aos motoristas incentivam atitudes seguras. “Para aqueles que estão ingerindo bebida alcoólica; pede-se que escolha entre os amigos, um que não esteja bebendo para ser o motorista camarada, e assim conduzir o veículo com segurança”, afirmou. 

ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS

  • Ter empatia e o respeito no trânsito; 
  • Uso dos dispositivos de segurança, como cinto de segurança para os ocupantes de carros, e uso do capacete bem afivelado a motociclistas; 
  • Não misturar bebida alcoólica e direção veicular, e 
  • Praticar a direção defensiva.

As ações educativas da Dtet fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Hanier Miranda e Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Cultura, Direitos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo