CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Educação profissionalizante e tecnológica avança em Rondônia com cursos de capacitação para a população

23 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Fernando se tornou gerente de três lojas depois do curso Técnico

O Dia da Educação Profissional e Tecnológica é celebrado no sábado (23). O Governo de Rondônia tem motivos para comemorar esta data pois priorizou essa modalidade educacional como uma política pública, tornando a qualificação da mão de obra um benefício prioritário à população. Essa modalidade ganhou força em 2021, quando o Governo adquiriu quatro escolas móveis de Frigorífico e Piscicultura; Panificação e Confeitaria; Imagem Pessoal e de Máquinas Agrícolas. O objetivo é capacitar gratuitamente quem busca se preparar para ocupar postos de trabalho ou empreender.

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, coleciona histórias de sucesso que vem registrando no mercado de trabalho. A presidente do Instituto, Adir Josefa, declarou que, “são profissionais que estão se destacando no setor produtivo com determinação, competência e o certificado do Idep, responsável pelo fortalecimento e expansão da educação profissional em Rondônia”.

DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO

Depois da chegada das unidades flexíveis itinerantes, que colocam Rondônia como uma referência nacional na descentralização da formação profissional, foi inaugurada em Porto Velho, a sede do Idep e da sua Escola Técnica Estadual – Etec. A Escola Técnica conta com polos na Capital e salas descentralizadas no interior, facilitando o acesso ao ensino profissionalizante.

A facilidade de acesso ajudou Vanderlene Araújo Vicente, de 47 anos, em um dos momentos mais difíceis da sua carreira. Demitida no início de 2022 de um cargo na área administrativa, enxergou no promissor segmento da beleza, um motivo para fazer a reconversão profissional, ou seja, desenvolver competências para abraçar um novo oficio.

Atualmente, empreendedora de um estúdio de beleza que fica no Bairro Rio Madeira, em Porto Velho, inscreveu-se em  dois cursos  na Escola Móvel de Imagem Pessoal, Manicure e Pedicure e Massagem para os Pés. “Vou fazer o curso de tranças”, disse Vanderlene com propósito de crescer na profissão que abraçou. Atualmente é sócia em um salão de beleza com a irmã, que é cabeleireira, e também foi demitida antes de abrir o próprio negócio. “Minha irmã já tinha o salão e percebi que precisava de uma manicure para atender à demanda”, enfatizou.

CURSO TÉCNICO

Surfando na onda crescente dos cursos técnicos, que neste ano pontuaram em importantes estudos como uma opção assertiva para quem quer se empregar rapidamente e com melhores salários, Fernando Castro Nascimento, de 32 anos, descobriu um mar de oportunidades. Formado em Técnico em Comércio pela Escola Técnica Estadual – Etec, conseguiu uma promoção na empresa, onde começou como vendedor. Agora é gerente de compras de três lojas de utilidades, sendo uma na zona Leste da Capital e duas em Guajará-Mirim. “

Jéssica cresce em uma empresa que atua no cenário nacional

O curso no Idep foi muito importante porque me proporcionou o conhecimento necessário para me aperfeiçoar, numa área, na qual trabalho há muito tempo”. Antes da função que exerce, foi representante comercial. “Comecei a trabalhar na adolescência como vendedor de produtos para carros em semáforos e canetas em portas de bancos”, recordou Fernando.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Jéssica Samara Barbosa, 30, também começou a trabalhar adolescente como empregada doméstica, atividade que desempenhou até se profissionalizar na Escola Móvel de Máquinas Agrícolas em Ariquemes, onde residiu. Desde criança, sonhou em trabalhar com máquinas. Em janeiro de 2022, fez dois cursos:  Mecânico de Máquinas Agrícolas e Manutenção de Máquinas e Implementos Agrícolas.

Hoje é técnica em Mecânica de Campo da maior representante no Brasil dos produtos de uma multinacional, que opera principalmente em três segmentos: indústrias de construção, indústrias de recursos e energia e transporte.

Morando em Ji-Paraná, a profissional sonha em crescer na empresa, que já lhe enviou para participar de treinamentos em Minas Gerais e Goiás. “Nunca tinha saído de Rondônia, nem viajado de avião”, confessou Jéssica, que pelo ritmo veloz como aconteceu sua ascensão tem muitas chances de  alçar altos voos no vasto horizonte da educação profissional.

SOBRE A DATA COMEMORATIVA

A data “23 de setembro” foi escolhida porque é o dia da assinatura do Decreto n° 7.566, de 1909. O decreto criou 19 escolas de aprendizes artífices, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, e é considerado o marco inicial da Rede Federal de Educação Profissional. Originalmente, o projeto aprovado no Senado, se referia à data apenas como Dia Nacional da Educação Profissional. Acrescentou-se Educação Tecnológica para adequar a homenagem à nomenclatura da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.

A Educação Profissional e Tecnológica está prevista na LDB e tem a finalidade de preparar os estudantes para o exercício das profissões, além da inserção e atuação no mundo do trabalho. A EPT está organizada por eixos tecnológicos para a construção de diferentes itinerários formativos, e abrange os cursos de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque , Mateus Gonçalves e Leonardo Ribeiro

Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Sociedade