Governo de Rondônia
14/07/2024

FESTA FOLCLÓRICA

Educação de Trânsito é promovida pelo Detran-RO durante o Arraial Flor do Maracujá

22 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Jogos educativos são utilizados como estratégias para conscientizar crianças sobre segurança no trânsito

Durante a realização do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho, uma das mais tradicionais festas folclóricas do estado, coordenada pelo governo de Rondônia e que celebra sua 40ª edição, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) promove ações educativas para incentivar um trânsito mais seguro. As atividades envolvem abordagens lúdicas e pedagógicas voltadas para crianças, jovens e adultos.

Na abertura do evento, executado pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), na sexta-feira (21), mais de 200 pessoas, entre adultos, jovens e crianças visitaram a tenda educativa do Detran-RO. O espaço está equipado para atrações como pintura na pele, jogos educativos, óculos simulador de embriaguez e a participação dos mascotes “Vidinha” e “Ligadinho”. Além disso, vão ocorrer sorteios de bicicletas e capacetes para motociclistas durante as dez noites da festa. A vice-diretora da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Juliana Jochims, também aproveitou a ocasião para divulgar os cursos especializados direcionados a motoristas, e esclarecer sobre os requisitos para matrícula.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a presença do Detran-RO na maior festa folclórica do estado é uma oportunidade valiosa para conscientizar o grande público sobre segurança no trânsito. Ressaltou ainda  que, a iniciativa não apenas enriquece a experiência cultural da festa, mas também desempenha um papel relevante na educação para um trânsito mais consciente e seguro.

SEGURANÇA VIÁRIA

Adultos percebem o risco de dirigir alcoolizados utilizando o óculos simulador de embriaguez

Além do estande educativo, o Detran-RO realizou ações de segurança viária nas ruas próximas à festa. A Escola Pública de Trânsito e a Diretoria Técnica de Veículos (Dtfat) estiveram presentes em blitzes educativas e de fiscalização, orientando os motoristas sobre a importância de não combinarem bebida e direção veicular.

O diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, participou das atividades do Detran-RO durante a primeira noite da festa, e lembrou à população que o Departamento está comprometido com a preservação de vidas no trânsito, promovendo ações contínuas e abrangentes, visando uma mudança cultural nessa área.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy e Miro Costa
Fotos: Jarlana Davy e Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
40ª Arraial Flor do Maracujá, Cidadania, Cultura, Cursos, Direitos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Legislação, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo