Governo de Rondônia
02/05/2024

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Educação ambiental é apresentada com atividades no Parque Estadual Serra dos Reis em Costa Marques

07 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As ações educacionais fortalecem o compromisso do Governo com o meio ambiente

Com o objetivo de sensibilizar moradores de áreas territoriais com características naturais relevantes à necessidade de práticas sustentáveis, o Governo de Rondônia realizou ações de educação ambiental no entorno do Parque Estadual Serra dos Reis, no município de Costa Marques e proximidades.

As atividades direcionadas aos alunos de escolas públicas da localidade foram realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), em parceria com a organização não governamental Ecoporé. A programação aconteceu no período de 23 a 27 de outubro.

As ações iniciaram com palestras sobre o projeto “Água Vida do Guaporé” e temas de relevância ao Estado, como o controle e combate às queimadas e incêndios florestais em Rondônia, além de atividades práticas como o plantio de mudas nas escolas de ensino fundamental e médio Angelina dos Anjos, Américo Casara e Ruy Rodrigues de Almeida. Durante a programação o destaque foi para a importância das Unidades de Conservação do Estado, como o próprio Parque Estadual da Serra dos Reis.

Alunos que participaram do concurso de desenho conheceram a trilha de turismo existente no Parque Serra dos Reis

O Parque recebeu um grupo de alunos, que puderam participar de palestras informativas sobre Unidades de Conservação, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, além de conhecer a trilha de turismo existente no parque, demonstrando como a educação ambiental pode ser uma ferramenta poderosa para promover a conscientização e a conservação ambiental.

Para o Governador Marcos Rocha, as iniciativas implementadas refletem o comprometimento das autoridades em fortalecer a preservação ambiental. “A ação reafirma a necessidade de promover práticas sustentáveis para mitigar os efeitos prejudiciais da ocupação e uso do solo intensivo e não sustentável, como o desmatamento, as queimadas e a conversão de áreas florestais em pastagens ou zonas agrícolas”, disse.

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as atividades realizadas no município de Costa Marques fazem parte dos projetos Água Vida do Guaporé e Conheça as UCs do Vale do Guaporé. “O objetivo principal é sensibilizar os moradores da região para a importância das Unidades de Conservação e para a necessidade de práticas sustentáveis. Essa conscientização busca contribuir para a conservação ambiental e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis na região”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sedam
Fotos: Arquivo Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo