Governo de Rondônia
22/01/2025

EMPREENDEDORISMO

Economia verde aplicada ao ensino profissionalizante tem caso de sucesso em Rondônia

22 de novembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Empreendedores  que planejam lançar uma agroindústria e explorar os potenciais do Buriti distribuem produtos derivados da palmeira

Um exemplo de sucesso da bioeconomia aplicada ao ensino profissionalizante em Rondônia foi destaque no Workshop em Sistemas Integrados de Lavoura, Pecuária e Floresta, realizado no Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), nos dias 20 e 21 de novembro. Durante o evento, egressos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), formados recentemente no Curso Técnico em Agronegócio na comunidade de Perobal, distrito de Vilhena, apresentaram produtos desenvolvidos a partir do buriti. Agora, os recém-formados estão se preparando para lançar uma agroindústria com o objetivo de explorar de forma sustentável o potencial da palmeira, típica da região amazônica.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o empreendedorismo dos estudantes do ensino profissionalizante inspira o governo a continuar investindo no fortalecimento e expansão da educação técnica no estado.

EMPREENDEDORISMO

Parte da programação aconteceu em uma propriedade rural

Segundo Ester Corsina Lemes, 49 anos, integrante da equipe que apostou no empreendedorismo verde, a ideia surgiu em uma aula de gestão ambiental. O curso, realizado na Escola Progresso, na Zona Rural do Cone Sul, foi promovido pelo Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade executora do Idep localizada em Pimenta Bueno. “Estamos produzindo bolo, mousse, trufas, geleias, sucos, polpas, doce de corte e doce de pote”, detalhou a empreendedora.

A empreendedora também ressaltou que o grupo tem apresentado seus produtos em feiras de negócios, buscando ampliar a visibilidade e fortalecer o mercado para os itens à base de buriti.

A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, acompanhou os ex-alunos da instituição no Workshop e destacou a relevância da bioeconomia no mercado de trabalho atual. “Com a consciência ambiental cada vez mais presente na sociedade, aqueles que se qualificam para atuar na economia verde têm um futuro promissor pela frente.”

Marcelo Nunes, coordenador de bioeconomia do Projeto Profissionais do Futuro — uma cooperação técnica entre Brasil e Alemanha que promove capacitação para a economia verde — elogiou a iniciativa dos empreendedores formados pelo Idep. “A exploração econômica do buriti pelos estudantes agrega valor a essa palmeira na região, tornando-a uma fonte de inspiração para outros empreendedores locais”, salientou o coordenador, que também foi um dos palestrantes do evento.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Cidadania, Colorado do Oeste, Cursos, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Meio Ambiente, Pimenta Bueno, Políticas Públicas, Rondônia, Serviço, Sociedade, Vilhena, Workshop


Compartilhe


Pular para o conteúdo