28/04/2024

Distrito de Izidolândia é atendido com ações de Educação Ambiental

28 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Distrito de Izidolândia é atendido com ação de Educação Ambiental

Com o objetivo de levar informações quanto à prevenção e sanções relativas à prática de queimadas irregulares, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou na sexta-feira (25), ação de Educação Ambiental no distrito de Izidolândia localizado no município de Alta Floresta D’Oeste . A ação foi organizada pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga, do Município de Alta Floresta D’Oeste, juntamente com o Batalhão de Polícia Ambiental BPA, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – Semagri e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater.

Durante a programação os representantes dos órgãos envolvidos realizaram uma reunião com produtores da região, onde foram abordados os procedimentos administrativos pertinentes aos licenciamentos e as autorizações, quanto aos aspectos legais e fiscalizatórios, viveiros de mudas, bem como quanto às atividades que foram descentralizadas pela Sedam para o município. Além da reunião com os produtores, foi realizada também, palestra que envolveu cerca de 120 alunos e professores da Escola Izidoro Stédile. A equipe distribuiu para os produtores, aproximadamente 200 mudas de espécies nativas.

Para o governador de Rondônia. Marcos Rocha, a ação voltada à Educação Ambiental traz ensinamentos importantes à população. “Este é um trabalho importante para a prevenção e para a saúde pública, principalmente para as crianças, a ação causa um efeito positivo e ajuda na preservação do meio ambiente”, pontuou.

Foram abordados os procedimentos administrativos pertinentes aos licenciamentos

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, em função do seu poder poluidor nesta época do ano, as queimadas são atos que precisam diminuir no Estado. “Para isso vamos continuar nosso foco na educação ambiental, buscando instruir os produtores para não realizarem queimadas. Além disso, nossa equipe já apresenta aos produtores, as consequências das quais estão sujeitos, quem pratica queimadas e também distribuímos mudas para o reflorestamento”, explicou.

A bióloga da Sedam, Camila Bonicenha Avancine,  avaliou as atividades realizadas. “Levar ações de Educação Ambiental aos distritos mais distantes da zona urbana é uma forma de aproximar os produtores e a escola do órgão ambiental. Desta forma, podemos tornar mais acessível as informações e nos colocarmos à disposição para sanar as dúvidas quanto a gestão da propriedade de forma ambientalmente correta”, concluiu.

Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Katia Boni e Carlos Dalazen

Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Cidadania, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores