18/06/2024

PRESERVAÇÃO

Distribuição de mudas e ações de educação ambiental movimentam Semana do Meio Ambiente

05 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Além da entrega de mudas, o estande no shopping conta com informações sobre práticas ambientais e dicas de cultivo

Com o intuito de incentivar a plantação de árvores, contribuindo para redução dos impactos ambientais e promoção  da sustentabilidade, o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia (BPA) realiza entre os dias 5 e 7 de junho, a distribuição de mudas de árvores, em um shopping de Porto Velho, localizado na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Além da entrega de mudas, haverá um estande com informações sobre práticas ambientais e dicas de cultivo.

A ação faz parte das atividades programadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que este ano traz como tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, tendo também a parceria da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, “a relevância da inciativa que reflete o compromisso da gestão com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, através de ações coletivas e individuais que visam garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.”

Conforme o secretário da Sesdec, Felipe Vital, a entrega de mudas pelo Batalhão de Polícia Ambiental não só incentiva a arborização urbana, mas simboliza a importância da participação ativa da comunidade na luta contra a desertificação e a resistência às secas.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, reforçou que as atividades promovidas durante a Semana do Meio Ambiente, incluem palestras nas escolas e ações práticas com intuito de conscientizar a população. “Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas várias ações, tais como: palestras, atividades práticas e iniciativas educativas, abordando temas cruciais como o combate às queimadas e a produção de mudas. A participação da comunidade é essencial para fortalecer a iniciativa voltadas ao meio ambiente”, destacou.

O comandante do BPA, tenente-coronel PM Adenilson Silva destacou que, a participação de todos é fundamental para contribuir com um futuro mais sustentável. “Se cada cidadão fizer sua parte, plantando uma árvore e cuidando do meio ambiente, poderemos construir um mundo mais verde e saudável para todos.”

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

O evento no shopping faz parte de uma série de atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente. Em paralelo, o município de Candeias do Jamari também sedia uma série de ações voltadas para conscientização e educação ambiental.

Entre as ações realizadas no município, destacam-se a soltura de animais silvestres reabilitados, passeios de barco no rio Candeias e visitas educativas à Reserva Florestal de Jacundá. As atividades, que têm como objetivo promover o contato direto da população com a natureza e compreensão da importância da conservação dos ecossistemas locais, tiveram início no dia 3 de junho e seguem até sábado (8).

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Batalhão de Polícia Ambiental

Candeias do Jamari, Cidadania, Direitos, Ecologia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade