27/04/2024

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Posse de diretores eleitos começa nesta quinta-feira

15 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Diretores e vice-diretores eleitos através de Gestão Democrática para administrar as unidades educacionais da rede pública estadual no triênio 2015-2017 começam a tomar posse hoje ,15. A agenda começa por Porto Velho e segue para Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal.

A Lei que garante a Gestão Democrática na rede de ensino do Estado foi aprovada e sancionada na primeira gestão do governador Confúcio Moura. Esta é a segunda eleição de Gestão Democrática que a comunidade escolar participa efetivamente elegendo seus gestores.

eleição 2

A professora Albaniza Oliveira Dias de Sá, há 24 anos atua na educação do Estado e sempre no município de Ariquemes. Alba, como é conhecida, foi eleita para administrar a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina no setor 5 em Ariquemes no triênio 2012-2014.

Ao final da gestão concorreu a reeleição, tendo como vice-diretora a professora Creonice David Campos, foram reeleitas com mais de 90% dos votos válidos. Para a comunidade escolar o resultado da eleição representa o reflexo do trabalho realizado nos três primeiros anos.

A Escola Cora Coralina é uma das maiores instituições de ensino da rede estadual na região do Vale do Jamari, tem 2016 alunos, 27 salas de aula e 68 turmas regulares no total. O sucesso frente à administração da escola, Albaniza atribui a própria comunidade escolar, que a partir do momento que se envolve no processo democrático da instituição, passa a participar mais das atividades na escola.

No entanto, a diretora disse que ainda falta os pais ou pessoas responsáveis pelos alunos maior participação na vida escolar: “Hoje o professor tem que ensinar para quem não quer aprender”. Ela enfatizou a importância dos pais ou responsáveis acompanhar os filhos no processo ensino-aprendizagem.

A Gestão Democrática era antiga reivindicação da categoria e se tornou realidade com aprovação da Lei n° 3.018 de 17 de abril de 2013, que foi sancionada pelo governador Confúcio Moura.

COMO É

∎ A Lei garante corresponsabilidade entre Poder Público e a sociedade na gestão escolar;

∎ Autonomia das unidades de ensino na gestão administrativa, financeira e pedagógica;

∎ Livre organização dos segmentos da comunidade escolar; participação dos segmentos da comunidade nos processos decisórios e em órgãos colegiado;

∎ Transparência dos mecanismos, financeiros e pedagógicos com monitoramento e avaliação dos resultados, valorização dos profissionais e escolha dos diretores das escolas, com participação direta da comunidade escolar.

Agenda de posse dos diretores eleitos

Nesta quinta-feira, 15, em Porto Velho, acontece cerimônia de posse dos diretores eleitos a partir das 19 h no auditório da Faculdade Ulbra, que fica localizada na Rua João Goulart, n° 666, Bairro Mato Grosso.

Na sexta-feira, 16, acontece cerimônia de posse dos diretores eleitos das regionais de Ariquemes e Machadinho do Oeste. O evento acontece em Ariquemes a partir das 10h, na Câmara Municipal.

Às 17h o governador Confúcio Moura participará da cerimônia de posse dos diretores eleitos nas regionais de Ji-Paraná, Ouro Preto e Jaru. O evento acontece no Clube Mediterrâneo Fest que fica às margens da Rodovia BR-364, Km 06. No evento serão entregues aparelhos de ar condicionado para várias escolas. O governador Confúcio Moura também concederá entrevista coletiva aos profissionais de imprensa.

No sábado, 17, tomam posse os direitos eleitos das regionais de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. O governo do Estado também fará entrega de aparelhos de ar condicionado para essas localidades. O evento acontece a partir das 9h, nas dependências da Facimed que fica localizada na Avenida Cuiabá, n° 3087 no Jardim Clodoaldo em Cacoal.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes