04/05/2024

PORTAL DO ESTUDANTE

Diário Eletrônico otimiza trabalho dos servidores da Educação e facilita acesso à informação

02 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O Diário Eletrônico atende as 18 Coordenadoria Regionais de Educação (CREs)

Projetado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Diário Eletrônico é responsável pelo controle informatizado de registro de aulas, frequência e notas dos alunos. Consta também no cronograma de trabalho o Portal do Estudante onde pais ou responsáveis podem acessar mediante senha e verificar boletins on-line e demais informações sobre o dependente.

A Coordenadoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (Ctic) da Seduc tem facilitado o trabalho dos professores e da equipe gestora das unidades escolares, notadamente no aspecto prático. Ela é integrada pelo Núcleo de Suporte e Sistemas (NSS) da Seduc e pelo Núcleo de Desenvolvimento e Manutenção do Sistema. “Em todas as situações conseguimos obter dados mais exatos e isso nos possibilita nortear a elaboração de políticas mais eficientes para o sistema educacional, ao mesmo tempo em que disponibilizamos informações mais ágeis pertinentes ao diário de classe”, assinalou Aline Portal, chefe do NSS

DUAS NOTAS POR SEMESTRE

Aline destacou ainda que uma das modificações foi a notas dos alunos que passaram a ter duas notas equivalentes a cada semestre do ano. Esse trabalho foi supervisionado pela Gerência de Estatísticas, Controle e Avaliação (Gcae). Já o diário do professor, foram incluídas atividades não presenciais on-line ou off-line. Mudanças que auxiliaram bem, se considerada a oferta de recursos on-line e da entrega de atividades físicas para alunos que ainda não possuem acesso à internet.

COMO FUNCIONA

► O Diário Eletrônico atende as 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), a maior delas no município de Porto Velho.

► Atualmente há 405 escolas estaduais e o sistema atende as unidade em vários ambientes, com a finalidade de otimizar o trabalho dos professores e da equipe gestora. Por ele, o professor registra as aulas, colocando os conteúdos, notas e presença para os alunos. Para as escolas, o Diário tem o “Ambiente Secretaria”, no qual são feitas matrículas dos alunos, criação das turmas no sistema, notas, fichas dos estudantes; o ambiente da Supervisão controla a distribuição de aulas e as verifica a cada dia.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Paulo Sérgio