Governo de Rondônia
25/04/2024

MOTORISTA CAMARADA

Detran Rondônia reforça projeto “Motorista Camarada da Rodada” para garantir segurança no trânsito

25 de abril de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto “Motorista Camarada da Rodada” orienta motorista a não dirigir se ingerir bebida alcóolica

O projeto “Motorista Camarada da Rodada” tem por objetivo conscientizar o público, principalmente os jovens que ao saírem para se divertir ter em mente, se ingerir bebida alcóolica não dirigir. O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – RO) e da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) retomou o projeto na última quarta-feira (20). A ação de conscientização está sendo desenvolvida em estabelecimentos noturnos com grande circulação de pessoas e eventos.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida destaca a importância das ações educativas de trânsito, como ferramenta de conscientização do cidadão. “O Detran tem trabalhado o tema educação de trânsito em todos os municípios do Estado e o projeto, Motorista Camarada vai até o cidadão para conscientizá-lo a não dirigir se tiver ingerido bebida alcóolica”, afirmou o diretor-geral do Detran Rondônia.

Paulo Higo, explica ainda que quando a pessoa ingere bebida alcóolica fica mais sujeita a se envolver em acidentes de trânsito pois, o álcool afeta o sistema nervoso central e pode causar perda de reflexo e comprometer a atenção, a memória, além de sentir sonolência excessiva podendo levar ao coma e até a óbito. Por isso os riscos de se envolver em acidente de trânsito são maiores que uma pessoa que está sóbria.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira, afirma que o projeto “Motorista Camarada da Rodada” é uma ação educativa que salva vidas, pois a pessoa juntamente com os amigos pode sair e se divertir, desde que volte para casa em segurança de carona com um amigo que não ingeriu bebida alcóolica. Outra opção é chamar um carro de aplicativo ou taxi, “só assim estará em segurança e não colocará a vida de terceiros em risco”, disse Ruymar Pereira.

O agente de trânsito, Tiago Galdino chefiou a equipe durante a última ação educativa na região central de Porto Velho e na zona sul da capital. Ele afirmou que o objetivo do Detran Rondônia é orientar os condutores que estão nos estabelecimentos sobre a importância de não dirigir se ingerir bebida alcóolica e ao final da abordagem são entregues as pessoas uma sacola porta lixo para carro com a mensagem “Se beber não dirija”. O material de divulgação traz informações que toda pessoa deveria saber quanto aos riscos de acidentes no trânsito, alerta o agente de trânsito.

Durante a ação, um servidor do Detran Rondônia, aproveita o sistema de sonorização do estabelecimento comercial para explicar ao público o objetivo do trabalho que é a preservação da vida. O principal objetivo é deixar claro que “Juntos Salvamos Vidas”, pois o trânsito é feito por pessoas e devemos nos colocar sempre no lugar do outro. Isso porque algumas vezes estamos na condição de condutor de veículo automotor e outras na condição de pedestre, ciclista e motociclista.

PARCERIA

Os proprietários de estabelecimentos visitados se tornam parceiros ao contribuir com o Detran Rondônia para que a mensagem do projeto “Motorista Camarada da Rodada” seja levada para a sociedade de forma eficiente. “A intenção é trazer a classe empresarial, principalmente donos de bares, boates e promotores de grandes eventos para somar conosco nessa missão de salvar vidas no trânsito”, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo