Governo de Rondônia
23/04/2024

NOVEMBRO AZUL

Detran Rondônia orienta servidores sobre saúde física e mental, e incentiva à doação de sangue

21 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Nádia Amaral, disse “a minha doação vai ajudar muita gente”

Pensando na saúde dos servidores e também da sociedade de forma em geral, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia programou uma série de atividades para conscientizar os colaboradores, principalmente os homens, sobre a importância do movimento “Novembro Azul”, que tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além da sensibilização para que se tornem doadores de sangue fidelizados junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).

A Coordenadoria de Qualidade (Cquali) que trabalha políticas voltadas ao servidor programou uma série de atividades que vai até o dia 28 deste mês. Na terça-feira (19), o assistente social da Fhemeron, Dimarães da Silva, ministrou palestra no auditório da sede administrativa do Detran, em Porto Velho, onde falou sobre a importância de ser doador de sangue e destacou que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Sensibilizados com a causa, nesta quarta-feira (20) vários servidores se voluntariaram para doação sangue. A servidora Nádia Amaral Marques, lotada na Gerência de Contratos (Gerconv), já doou sangue, mas em Porto Velho é a primeira vez. “A razão por eu ter vindo hoje é a solidariedade em ajudar o próximo, esse ato de doação com certeza vai ajudar muitas vidas que estão em risco e com certeza vai trazer saúde para as pessoas que vão receber essa doação.”

Evandro Ferreira, destacou a importância do Detran informar sobre a saúde do homem e também sobre a doação de sangue

Segundo o Ministério da Saúde, somente 1,6% da população brasileira doa sangue de maneira fidelizada, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que o ideal seria que 3% da população fosse doadora. Nada substitui o sangue e a única forma de conseguir é por meio da doação voluntária, por isso a importância do trabalho que o Detran vem realizando junto aos servidores.

A estagiária Kelelyn Barros da Costa, que trabalha na Gerência de Contratos, depois de participar da palestra e ser informada sobre a importância de ser um doador, resolveu doar sangue pela primeira vez. “Pra mim é importante porque até no ato do registro e de coleta de informações eu percebi o quanto eu estou saudável e o quanto eu posso ajudar outras pessoas”, disse a estagiária do Detran.

A Fundação Fhemeron é o único órgão responsável em Rondônia por abastecer os hospitais da rede pública e privada com sangue para salvar a vida das pessoas que estão necessitando. Sempre no final e início de ano, o estoque de sangue fica baixo, porque geralmente as pessoas viajam e deixam de fazer as doações de sangue e é justamente nesse período de festa que o número de incidentes aumenta por causa das festas de final e início de ano.

Apenas 1,6% da população doada sangue o ideal seria 3% da população

Pessoas com qualquer tipo de sangue podem doar, mas o fator negativo é o que mais falta, pois são mais raros. A pessoa com sangue O negativo só pode receber esse tipo sanguíneo, que está presente em apenas 1% dos brasileiros; o AB- é ainda mais difícil de ser encontrado na população. Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) – cujos portadores são considerados receptores universais, A- (6%) e B+ (9%).

O servidor Evandro Ferreira Cardoso, lotado na Divisão de Serviços Gerais (Divseg), disse que é muito bom poder ajudar o próximo, por isso fez questão de doar.

O estagiário Iury Alves dos Santos Pinheiro, lotado na Divisão de Dívida Ativa, está doando sangue pela segunda vez. “Acho importância ajudar quem precisa”, afirmou.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga falou da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da saúde dos servidores do órgão, fazendo referencia ao movimento “Novembro Azul” e também ao fato de sensibilizar os servidores a se tornarem doadores de sangue fidelizados.  “Doar sangue é salvar vidas, sem se importar de quem, é um gesto muito nobre, os servidores do Detran estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou o coronel Neil Gonzaga.

PROGRAMAÇÃO

A Coordenadoria de Qualidade segue com a programação na segunda-feira (25), com palestra – “Saúde do Homem”, das 8h30 às 10h30 na sala de treinamento da sede administrativa do Detran em Porto Velho. A palestra será ministrada pelo psicólogo Pedro Lira do Nascimento.

Na terça-feira (26), das 8h30 às 12h, massagem relaxante (somente para os homens), na sala de treinamento da sede administrativa do Detran em Porto Velho, com os massoterapeutas, Josilene Ramalho e Felipe Paiva, além de corte de cabelo (somente para os homens), com o cabeleireiro Victor Martins.

Leia mais:

 Rondônia está em primeiro lugar entre os estados do Norte em cadastramento de doadores de medula óssea

Novembro Azul: Detran desenvolve programação para conscientizar os homens a cuidar da saúde


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo