TRÂNSITO

Detran Rondônia mobiliza sociedade para aderir ao Movimento Maio Amarelo em Rondônia

26 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ações educativas serão executadas pelo Detran durante o mês de maio

Promover atividades voltadas à conscientização para um trânsito seguro, possibilitando amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito, é o objetivo das ações educativas organizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, para o movimento Maio Amarelo, que este ano tem como mensagem – “No trânsito, escolha a vida”, em conformidade com a Resolução Contran nº 980, de 23 de setembro de 2022.

A solenidade de abertura do movimento Maio Amarelo em Porto Velho, vai acontecer na sexta-feira, 28, às 8h no Teatro Guaporé, com a participação de servidores e do público em geral. As regionais do Detran de Guajará-Mirim, Ariquemes, Espigão do Oeste e Ji-Paraná, também irão promover atividades para marcar a abertura do movimento.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha explica que, as ações executadas pela Autarquia têm o objetivo de conscientizar e sensibilizar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos. “Sensibilizar a população rondoniense a respeito da preservação da vida é essencial para a promoção de um trânsito de paz”, disse.

Executadas durante todo o mês de maio, as atividades do movimento Maio Amarelo serão realizadas pela Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito da Escola Pública de Trânsito – EPT em parceria com as demais instituições do Sistema Nacional de Trânsito em Rondônia, como a Polícia Rodoviária Federal – PRF e a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran, e Corpo de Bombeiros Militar- CBMRO. O diretor da EPT, Renato de Moraes Ramalho destaca as ações realizadas. “Palestras, blitz, pit stop vão acontecer em escolas, universidades, empresas, igrejas, órgãos públicos e vias públicas localizadas nos principais cruzamentos da cidade, faixas de pedestres e em pontos de alto índice de sinistros”, ressaltou.

MAIO AMARELO

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes esclarece que, o movimento Maio Amarelo é de proporção internacional, mas criado no Brasil em 2014, com a finalidade de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o país. “Convidamos a população rondoniense a abraçar a causa do movimento para promoção da paz no trânsito e preservação de vidas. No trânsito, escolha a vida”, salientou.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas – ONU quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011, e com isso, o balanço das ações sempre é realizado no mês de maio no mundo todo.

Data e horário Local
28/4/2023 – às 8h  Porto Velho

Teatro Guaporé – Rua Tabajara, 148 – Olaria

2/5/2023 – às 9h  Guajará Mirim

Teatro do Ministério Público – Av. Dr. Mendonça Lima, 919.

3/5/2023 – às 8h  Ariquemes

Ciretran – Av. Tancredo Neves – Jardim Paraná.

4/5/2023 – às 15h  Ji-Paraná

Carreata com saída e retorno do Posto Avançado do Detran – Av. Aracajú, 640 – São Pedro.

04/05/2023 – às 18h30 Espigão do Oeste

Câmara Municipal de Espigão do Oeste – R. Vale Formoso, 1896. Bairro Vista Alegre.

5/5/2023 – às 19h  Rolim de Moura

Auditório da Faculdade Estácio – Av. 25 de Agosto, 6961 – Centro.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Hagnes Chediak

Cerimônia, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito