Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Detran Rondônia intensifica ações educativas em escolas no período de volta às aulas

20 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Detran/RO realiza pit stop em frente às escolas para garantir segurança viária aos estudantes

Com o objetivo de promover segurança para os estudantes rondonienses, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) intensifica as ações educativas em escolas no período de volta às aulas.  Na segunda-feira (19), os educadores da Escola Pública de Trânsito (EPT) realizaram um pit stop em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Duque de Caxias, em Porto Velho, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito e uso da faixa de segurança.

A iniciativa contou com a participação do diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes; da diretora da EPT, Junaia Freitas; de agentes de trânsito da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat); além do diretor e vice-diretora da Escola Duque de Caxias, Geferson Sales Guimarães e Marly de Lima Ribeiro, respectivamente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações realizadas pelo Detran/RO refletem o comprometimento do Estado com a Educação e segurança no trânsito. “Destacamos tais ações, que visam educar, orientar e sensibilizar condutores e pedestres, fortalecendo o comportamento seguro, protegendo nossos estudantes e promovendo um trânsito mais seguro no Estado”, ressaltou.

Estudantes da Escola Duque de Caxias participaram de sorteio de bicicleta

A diretora Junaia Freitas explica que, com o retorno das aulas, as ações educativas de trânsito se tornam uma oportunidade para influenciar o comportamento dos pais, que são condutores, mas também para conscientizar os alunos pedestres. “É essencial moldar o comportamento no trânsito desde cedo, comprometido com a segurança, conscientizando nossos alunos que os bons comportamentos geram segurança para todos”, salientou. 

A vice-diretora da Escola Duque de Caxias, Marly de Lima Ribeiro destacou os impactos da ação para a comunidade escolar, ressaltando sobre a importância da segurança no trânsito. “Somos gratos ao Detran/RO e todos os envolvidos por investirem na formação dos alunos como cidadãos responsáveis. Estamos comprometidos com a educação da sociedade e um trânsito mais seguro”, evidenciou.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes afirmou sobre a ação que, “iniciativas como essa não apenas educam, mas também salvaguardam os alunos. Orientar condutores e pedestres é essencial para um trânsito mais seguro e à formação de cidadãos responsáveis em relação ao trânsito”, pontuou.

Além do pit stop, a EPT realizou palestra para os estudantes da Escola Duque de Caxias, e ainda promoveu um sorteio de bicicletas. Um café da manhã foi oferecido aos pedestres que transitavam na Avenida Farquar. Nesta semana, a equipe de Educação da Escola Pública de Trânsito estará também presente na Escola Santa Marcelina e no Colégio Tiradentes, onde o fluxo de veículos aumenta significativamente, no período de volta às aulas.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO 

A utilização de calçadas, faixas de pedestres e passarelas é a forma mais segura para os pedestres circularem nas vias públicas, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As calçadas devem estar livres de obstáculos e em boas condições de conservação para que os pedestres possam trafegar com segurança. Ao seguir as regras do CTB e utilizar os equipamentos de segurança adequados, os pedestres contribuem para um trânsito mais seguro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo