Governo de Rondônia
29/03/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Detran Rondônia intensifica ação educativa no trânsito de Porto velho em alusão ao Movimento Maio Amarelo

13 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Cometran decorou a unidade com o tema do Maio Amarelo para orientar o usuário

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), tem intensificado ações educativas de trânsito em todo o Estado. Na manhã desta quinta-feira (13) a ação educativa aconteceu na avenida Calama com a rua Belém, no bairro Embratel, em Porto Velho, e contou com a participação dos bonecos Vidinha e Ligadinhos que orientam os motoristas e usuários da via, de forma geral, com mensagem visual, tendo em vista o isolamento social por causa da covid-19.

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, esteve no local acompanhando a ação educativa da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) em parceria com a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ação de Trânsito (Dtfat), afirmando que a mensagem visual repassada aos usuários da via pelos educadores e pelos bonecos remete ao tema do Movimento Maio Amarelo 2021 que é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

“Estamos seguindo as determinações do governador Marcos Rocha, que é fazer educação de trânsito, pensando sempre na preservação da vida dos nossos usuários. A educação é o caminho para que tenhamos um trânsito com mais respeito e responsabilidade”, afirmou Neil Gonzaga.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, disse que durante todo o mês o Detran Rondônia estará realizando diversas ações voltadas ao Movimento Maio Amarelo, como pit stop em vários pontos na capital e nas cidades do interior, além de palestras direcionadas para mototaxistas, motoristas de veículos hospitalares e usuários em geral. O coronel Neil Gonzaga, disse que na 8ª edição do Movimento Maio Amarelo as ações estão sendo realizadas, sempre respeitando o que diz o protocolo no sentido da não proliferação do coronavírus.

Dados do Anuário Estatístico do Governo de Rondônia, emitidos pelo Detran Rondônia, mostram que houve redução de 23,27% no número de acidentes no Estado em 2020 em comparação a 2019. Mas, o índice de mortes no trânsito no mesmo período teve um aumento de 7,2%. O Movimento é uma campanha que cada cidadão deve levar ao seu círculo social, de modo que cada um se torne multiplicador da conscientização e da necessidade de respeitar os limites no trânsito.

Diretor-geral em visita à Coordenadoria de Trânsito de Porto Velho (Cometran)

O diretor-geral, coronel Neil Gonzaga, visitou a Coordenadoria de Trânsito de Porto Velho (Cometran), unidade que foi decorada com o tema do Movimento Maio Amarelo levando a mensagem da campanha a todos os usuários que passam pela unidade em busca de atendimento. Segundo o coordenador da Cometran, Edvar José Modesto, a decoração tem a finalidade de levar a população a refletir e fazer a sua parte no trânsito, sendo educado e cortês, além da obrigação e a responsabilidade de zelar pela vida de todos.

Durante as ações do Movimento Maio Amarelo os educadores também levam informações e tiram dúvidas dos usuários sobre a Lei http://Lei nº 14.071 de 13 de outubro de 2020 que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O movimento Maio Amarelo é uma ideia do Observatório Nacional de Segurança Viária e vem sendo difundido em 27 países, com o apoio de 1.425 pessoas diretamente engajadas em sua coordenação e a participação ativa de 423 municípios brasileiros. Em Rondônia, as ações do Movimento estão sendo realizadas em todos os municípios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Justiça, Lazer, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo