Detran-RO participa do “MP Itinerante 2024” e leva serviços à população

09 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

No Projeto “MP Itinerante, equipe do Detran-RO faz vistoria nos ônibus escolares, para segurança de estudantes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participou, de 4 a 8 de março, do Projeto “MP Itinerante 2024”, uma ação de iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), que leva serviços jurídicos e de cidadania à população, contando com a parceria de órgãos das iniciativas pública e privada. Durante o “MP Itinerante 2024”, o Detran-RO atuou em duas frentes: atendimento da comunidade com serviços veiculares e de habilitação, como consultas de situação cadastral, emissão de taxas, abertura de processos, entre outras atividades; e atuação externa junto ao transporte escolar.

Em cada dia do evento, um município foi contemplado com a oferta de diversos serviços. O primeiro a receber foi o município de Mirante da Serra, seguido por Governador Jorge Teixeira e Theobroma. Na quinta-feira (7), o evento aconteceu durante o dia, na Escola Valdomiro Francisco de Oliveira, das 8h às 18h, no Distrito de 5º BEC, pertencente ao município de Machadinho d’Oeste.

Servidores do Detran-RO fazem orientações sobre comportamentos seguros no trânsito

SERVIÇOS DO DETRAN

O coordenador de Veículos e Vistoria, Sáimon Rio explicou que, enquanto uma equipe ficava na escola onde estava toda a estrutura do “MP Itinerante”, outra, formada por servidores da Diretoria Técnica de Veículos e da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), juntamente aos representantes locais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação, visitava outras escolas, a maioria, em regiões rurais, com o objetivo de orientar as crianças sobre os cuidados durante as viagens em ônibus escolares e avaliar a situação dos veículos utilizados no transporte.

Durante a verificação dos ônibus, os servidores do Detran-RO conferiram a situação dos documentos dos veículos e de respectivos motoristas, além das condições de extintores, estepe, saídas de emergência, cintos de segurança, sistema de iluminação, entre outros. “Quando há constatação de irregularidades leves, os responsáveis são orientados a providenciar a reparação, ficando imediatamente advertidos de que em breve acontecerão ações fiscalizatórias, em que autuações poderão ser lavradas”, ressaltou Sáimon Rio.

Ao todo, nos dias 6 e 7, foram visitadas 10 escolas na região dos municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma, nas quais 517 crianças receberam orientações e 47 veículos foram verificados.

COMPROMISSO E SEGURANÇA

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou que, a participação do Detran-RO no “MP Itinerante 2024” reforça o compromisso do órgão com a segurança no trânsito e cidadania. “Ao levar serviços à população e orientar sobre os cuidados no transporte escolar, o Departamento contribui para a prevenção de acidentes e construção de um trânsito mais seguro para todos”, salientou.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Sáimon Rio e Nádia Liziê

Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Mirante da Serra, Municípios, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Theobroma, Trânsito