27/04/2024

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Detran-RO fortalece segurança viária com ações educativas nos municípios, nesta semana

16 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os mascotes do Detran-RO chamam atenção de crianças e adultos nas ações educativas

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) fortalece seu compromisso com a segurança viária ao realizar as ações educativas realizadas de 11 a 16 de março, nos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Cerejeiras, Cacoal, Ji-Paraná e Buritis, com atividades lúdicas, performance artística, jogos pedagógicos, palestras, blitz educativa e orientações ao público, com o intuito na mudança de comportamento dos usuários das vias e redução de sinistro de trânsito.

Na quarta-feira (13), a Escola Pública de Trânsito (EPT) realizou as atividades em Cerejeiras, e na quinta-feira (14) foi a vez de Cacoal, que ofertou aos participantes:  pintura na pele, pintura em desenhos, jogos da argola e da sinalização, além de atividades lúdicas, como o jogo sequência lógica e dominó no trânsito. Uma atração especial foi a presença da tia Vavá e seus bonecos Didico, que encantaram e divertiram todos os presentes. Os bonecos Vidinha e Ligadinho também contribuíram para criar uma atmosfera lúdica e interativa durante as atividades.

Com pintura na pele, crianças recebem orientações sobre segurança no trânsito

As ações do Detran-RO ocorreram em parceria com o evento “Força e Ação”, com apresentações acrobáticas em motocicletas e empresas ligadas ao ramo. A diretora da EPT, Junaia Freitas destacou que, a união com as instituições públicas e privadas é essencial para  o sucesso e engajamento da população, no que diz respeito à conscientização e promoção da segurança no trânsito.

Além disso, a presença do chefe da Ciretran de Cerejeiras, Ismael Monteiro, e do assessor de Educação de Trânsito da Regional de Vilhena, Jedson Reis, ressaltou a importância do evento. “A equipe da  Divisão de Operações e Monitoramento de Trânsito da Regional Vilhena (Divopem), também desempenhou um papel fundamental na ação, coordenando o fluxo de veículos ao redor do evento e oferecendo orientações aos pedestres sobre segurança.

As atividades educativas continuam, com eventos programados, com encerramento para sábado, dia 16, em Buritis.

O Detran-RO reafirma seu compromisso em promover ações educativas e de conscientização, visando a redução de acidentes e a construção de um trânsito mais seguro para todos os cidadãos de Rondônia.

Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa

Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Cerimônia, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Infraestrutura, Ji-Paraná, Lazer, Legislação, Municípios, Nova Mamoré, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Trânsito