TRÂNSITO

Detran recebe mais de R$ 1 milhão em veículos para a fiscalização de trânsito em cinco municípios

26 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

gov-detran-01

Veículos serão utilizados na fiscalização de trânsito

A aquisição de novos veículos para a fiscalização e educação de trânsito é demonstração dos investimentos que o governo do estado faz para a preservação de vidas e economizar nos gastos com saúde.  Com este argumento o governador Confúcio Moura participou nesta quinta-feira (26), na sede do Detran, da entrega de vans e caminhonetes que custaram mais de R$ 1 milhão.

Além de comemorar a queda nos índices de acidentes desde que foi implantado o programa de fiscalização denominado Lei Seca, o governador disse que também são excelentes os resultados apresentados no setor hospitalar. Um levantamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) revelou que Porto Velho também reduziu o número de mortes no trânsito.

Apesar de considerar os números favoráveis, Confúcio diz que é possível melhorar ainda mais e que a entrega dos veículos são esforços neste sentido. Ele destacou ainda que é preciso fortalecer a cultura do respeito às leis do trânsito nas escolas e nas ruas, com distribuição de panfletos, palestras e orientação à população.

Diretor-geral do Detran, governador Confúcio Moura e prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif

O diretor-geral do Detran, José Albuquerque, disse que o ato mereceu a cerimônia porque significa que vidas serão preservadas. Segundo ele, os avanços obtidos na segurança no trânsito são resultado da parceria com a prefeitura de Porto Velho, a quem compete parte  da fiscalização. Para Albuquerque,  há outros itens em que é preciso melhorar,  como a redução da inadimplência na capital, que é muito alta.

RUAS

Ao todo foram entregues seis vans, que serão utilizadas nas ações da Operação Lei Seca. Este trabalho é voltado para retirar das ruas os motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas. Os veículos serão distribuídos entre os municípios de Porto Velho, Ariquemes,  Jaru, Pimenta Bueno e Vilhena.

Oito caminhonetes foram entregues e beneficiarão a educação do trânsito, fiscalização dos centros formadores de motoristas e comissões examinadoras. Outras 14 motocicletas foram entregues à Companhia Independente de Trânsito.

O prefeito Mauro Nazif, de Porto Velho, afirmou que não há doença que produza mas gastos no país que os acidentes de trânsito. Segundo ele, que é médico, a mutilações, traumas e outras sequelas marcam a vida das vítimas e que a prevenção pode trazer novas perspectivas para este quadro.

Veja fotos do evento

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino

Economia, Educação, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Previdência, Rondônia, Saúde, Segurança, Trânsito