01/05/2024

SEGURANÇA

Detran realiza projeto “Quatro Rodas, Uma Vida” para coibir sinistros de trânsito durante Expoari, em Ariquemes

04 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Através do Projeto “Quatro Rodas, Uma Vida” os agentes conscientizam motoristas sobre importância de comportamentos seguros no trânsito

Com empenho na adoção de medidas para garantir segurança ao trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, executa o projeto Quatro Rodas, Uma Vida no período em que acontece a 38º Exposição Agropecuária de Ariquemes, a Expoari. As ações da Dtfat foram planejadas com a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes – APA; Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, em Porto Velho;  Polícia Militar – PMRO; e Guarda Municipal de Trânsito de Ariquemes.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, o objetivo do projeto Quatro Rodas, Uma Vida é educar os motoristas sobre a importância da valorização da vida no trânsito. Em Ariquemes, a ação já alcançou 458 motoristas. “Nossa ação busca orientar condutores sobre as boas práticas de circulação e uso do trânsito, garantindo a segurança para todos”, salientou.

Garantir segurança ao trânsito rondoniense é o objetivo das ações de fiscalização do Detran

O diretor da Dtfat, Brenno Dionízio explicou que, “na execução do projeto, os agentes de trânsito também verificam se os condutores possuem a Carteira Nacional de Habilitação – CNH suspensa ou cassada, inabilitação; problemas psicomotores visíveis e injustificados; se o veículo não apresenta condições de trafegabilidade e segurança, e são adotadas medidas que impedem a continuidade dessa prática, primando pela preservação, promoção da segurança viária e valorização da vida”.

Brenno Dionízio informou que, além da ação na rua, a Dtfat possui uma equipe trabalhando internamente nos estandes do Detran e da PMRO, fornecendo informações da importância das boas práticas de direção, durante a realização da 38ª Expoari.

As operações de fiscalização do Detran estão previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, que foi criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, em reduzir no mínimo 50% das mortes e lesões no trânsito em todo o mundo até 2030.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy

Cidadania, Cultura, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito