PREVENÇÃO E COMBATE

Detran participa de Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho promovido pela Ouvidoria Geral

29 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Assédio Moral foi tema da palestra da Ouvidoria do Detran para servidores do SOPH

Com a finalidade de oferecer um ambiente de trabalho saudável e que garanta dignidade a todos os servidores, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia promoveu palestra na terça-feira, 28, aos servidores da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – SOPH, sobre Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho. O tema faz parte da Campanha Estadual, realizada pela Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia.

Com a presença de 30 servidores da SOPH, a palestrante da Ouvidoria do Detran, Hellen Florêncio abordou a temática acerca do Assédio Moral. “Atitudes abusivas extremas, que podem ser provenientes de um superior hierárquico ou não, como a perseguição, depreciação, exposição da pessoa a situações ridículas e desagradáveis; significando violência psicológica intensa sobre o empregado ou colaborador ao longo do tempo, configuram assédio”, disse.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira salientou que, quem sofre o assédio moral deve procurar ajuda dos colegas, principalmente, aqueles que testemunharam o fato ou que “já sofreram humilhações do agressor, dando visibilidade à situação, reunindo provas para denunciar o caso na Ouvidoria do Órgão. Combater o assédio moral e sexual é dever de todos”, ressaltou.

Participaram da palestra, a ouvidora Geral do Estado, Etelvina Rocha; a advogada da Ouvidoria Geral, Ana Claudia Guarim; a psicóloga da Ouvidoria da Sedam, Meire Maranha; e o diretor de Fiscalizações e Operações da SOPH, Alfredo Jukio Myamura Toshimitsu.

O assédio causa:

• À pessoa: adoecimento emocional, ocupacional e físico – ansiedade, indisposição, angústia, depressão, estresse, distúrbios do sono, gastrites, hipertensão arterial; conflitos internos ou psíquicos – sentimentos confusos, sensação de fracasso, impotência e inutilidade; maior ausência no trabalho, redução da produtividade.
  • Ao local de trabalho: degradação do ambiente de trabalho; aumento do individualismo com o rompimento de laços afetivos entre colegas de trabalho; perda de talentos no quadro pessoal; instalação de práticas autoritárias como o mandonismo, apadrinhamento, tráfico de influência, a fraude e corrupção.

DENUNCIE
Os servidores vítimas de assédio devem entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Estado pela plataforma https://rondonia.ro.gov.br/ouvidoria/ ou pelo e-mail ouvidoriaro@ouvidoria.ro.gov.br e, ainda pelo número 0800 647 7071.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy

Capacitação, Cidadania, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito