Governo de Rondônia
30/04/2024

EDUCAÇÃO

Detran executa ações de sensibilização em alusão ao Dia do Motociclista

28 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Pit Stop realizado pelo Detran e parceiros foi realizado na avenida Carlos Gomes em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO realizou ações educativas voltadas para os motociclistas com pit stop na avenida Carlos Gomes, e  “paradas educativas” nas avenidas Rio Madeira e Tiradentes, em Porto Velho, nesta quinta-feira (27), em alusão ao Dia do Motociclista. A ação foi desenvolvida pela equipe da Escola Pública de Trânsito – EPT em parceria da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran de Porto Velho e uma concessionária de motos.

O diretor da EPT, Renato Ramalho detalhou os serviços oferecidos. “O pit stop, que aconteceu em local estratégico da cidade, reuniu entusiastas de duas rodas e autoridades responsáveis pela segurança no trânsito. Também foram oferecidos serviços gratuitos aos motociclistas, como verificação de equipamentos de segurança – capacetes e luvas, além de inspeções rápidas nas motocicletas, garantindo que estivessem em boas condições para enfrentar as vias urbanas e estradas”, informou.

Motocilistas foram sensibilizados sobre comportamentos seguros no trânsito

Renato Ramalho explicou que foram realizadas palestras e dinâmicas interativas para os participantes da ação, e distribuídos panfletos educativos contendo dicas de segurança no trânsito, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre os riscos e cuidados necessários ao conduzir uma motocicleta.

Aos motoristas, foi enfatizado sobre a atenção dobrada quando houver motociclistas na via, já que este público são os maiores envolvidos em sinistros. Aos condutores de motos, a mensagem destacou comportamentos seguros, como: uso de roupas brilhantes, atenção ao farol da motocicleta acesso para que os demais participantes da via possam vê-lo; evitar pontos cegos de carros e caminhões; pilote sempre equipado, usando o capacete adequadamente e protegendo os pés utilizando calçados fechados; antes de pilotar, inspecione sua moto, verificando pneus, fluidos, cabos e o funcionamento do sistema de iluminação.

O diretor geral do Detran, Léo Moraes, destaca que a autarquia tem executado ações importantes com o objetivo de reduzir de maneira significativa os sinistros no trânsito rondoniense. “Vale lembrar que obedecer as leis de trânsito, dirigindo com respeito e legalmente é responsabilidade de todos os condutores, criando um ambiente mais seguro. No trânsito, escolha a vida” – pontuou o diretor.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy e Miro Costa
Fotos: Miro Costa e Rafael Mascarenhas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo