28/04/2024

MISSÃO TRÂNSITO

Detran e Polícia Militar realizam fiscalização de trânsito conjunta nos municípios de Machadinho d’Oeste e Vale do Anari

24 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Durante as fiscalizações foram flagradas pessoas conduzindo veículos automotores sem serem habilitadas ou com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Com objetivo de coibir a circulação de condutores embriagados e inabilitados para proteger a vida da população o Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar (PM) estão realizando missões conjuntas para fiscalizar o trânsito em todo o Estado. Nesta quarta-feira (23), a ação foi realizada nas cidades de Machadinho do Oeste e Vale do Anari, municípios pertencentes a regional de Jaru.

O gerente comercial, Roni da Silva agradeceu ao Governo do Estado pela presença do Detran e da Polícia Militar

Na cidade de Machadinho do Oeste, recentemente, ocorreram dois acidentes de trânsito onde sete pessoas perderam a vida em menos de 36 horas. O primeiro acidente ocorreu no dia 16 deste mês, onde um casal e a filha que estavam em uma motocicleta bateram em uma carreta, os três morreram no local, causando uma começão na cidade. No dia seguinte, duas motocicletas se chocaram de frente na rodovia 133, no km 4,  zona rural. A colisão entre as duas motocicletas acabaram vitimando fatalmente dois irmãos menores de idade que pilotavam uma motocicleta e que teriam provocado o acidente batendo em outra motocicleta que estava sendo pilotada por um policial e sua esposa que estava de passageira. Todos foram a óbito em virtude do acidente.

Em virtude dos inúmeros acidentes de trânsito com mortes, a 1ª Promotoria Estadual de Justiça  de Machadinho solicitou do Detran Rondônia por meio do ofício nº 519/21 para que iniciasse uma ação de fiscalização de trânsito no município.

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, disse que quando o ofício chegou ao Detran a programação das missões já estava dentro do planejamento.

Segundo Nunes Ribeiro, durante as fiscalizações foram flagradas pessoas conduzindo veículos automotores sem serem habilitadas ou com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Outra infração muito comum na região foram veículos com documentação irregular e sem condições de trafegabilidade, devido a má conservação.

O gerente comercial Roni Ronaldo da Silva morador de Machadinho d’Oeste gostou de ver as equipes integradas de Porto Velho realizando a fiscalização na cidade. “Acho muito positivo, principalmente porque nos últimos dias ocorreram acidentes onde pessoas perderam a vida. A gente percebe muita imprudência no trânsito, sem falar o combate a ilegalidade”, disse.

O morador também disse que a lei deve ser cumprida por todas as pessoas, principalmente a trânsito, que inclui os condutores de veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas. “É muito bom saber que o Estado está presente de forma efetiva em Machadinho d’Oeste”, destacou.

A fiscalização na cidade do Vale do Anari flagrou um homem embriagado conduzindo uma motocicleta. Ao fazer o teste do etilômetro constatou-se 1,60 mg/l (miligramas de álcool por litros de ar expelido dos pulmões). O conduzido é habilitado, mas a motocicleta estava com o documento irregular e foi removida para o pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) local.

O diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância do trabalho em parceria com a Polícia Militar realizando fiscalização de trânsito nos municípios da região, “essa semana a equipe formada por 25 profissionais, sendo 10 policiais militares do Batalhão de Trânsito já atenderam a cidade de Jaru, Machadinho d’Oeste, Vale do Anari e nesta quinta-feira (24) estão trabalhando na cidade de Ouro Preto d’Oeste”. afirmou coronel Gonzaga.

“O governador Marcos Rocha tem nos apoiado nas ações coordenadas pelo bem população de Rondônia, que tem clamado por mais segurança no trânsito”. Gonzaga disse ainda que a retomada das fiscalizações no Estado é um passo importante para a redução dos acidentes e mortes no trânsito.

O trabalho de fiscalização fomenta a orientação e a regularização de veículos e motoristas, além de promover a presença do Estado no segmento de segurança no trânsito. “Quero agradecer ao governador, a PM e todas as instituições de Segurança Pública que atuam no trânsito em apoio as ações do Detran para que tenhamos um trânsito mais seguro e humanizado para todos”, destacou o diretor-geral.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano

Distritos, Economia, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte