Governo de Rondônia
28/03/2024

DIA CICLISTA

Detran destaca Dia Nacional do Ciclista e alerta para os cuidados no trânsito

16 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dia 19 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Ciclista

Milhares de pessoas em todo o país utilizam a bicicleta como meio de mobilidade urbana. Em Rondônia, a situação não é muito diferente, apesar de existir uma migração do usuário de bicicleta para a motocicleta. Pensando na segurança de todos os usuários, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) trabalha campanhas educativas específicas para cada público. Nesta segunda-feira (19), para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, o Detran estará realizando ação educativa específica para ciclista na Rua Raimundo Cantuária com Avenida Mamoré, zona Leste de Porto Velho, às 8h30.

Durante a ação educativa, será sorteado equipamentos de segurança para incentivar as boas práticas dos ciclistas no trânsito.

O Dia Nacional do Ciclista foi criada em 2006 em homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu no dia 19 de agosto ao ser atropelado por um motorista embriagado.

Desde então, os órgãos responsáveis pelas políticas de trânsito tem trabalhado para conscientizar os ciclistas e também para punir com mais rigor os crimes desta natureza. Mas o foco dos órgãos de trânsito é evitar que fatalidades ocorram é o caminho será a conscientização e a educação de trânsito.

O Detran, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), estará realizando blitz educativa específica para ciclista na manhã desta segunda-feira em uma das vias que tem um dos maiores fluxos de ciclistas da capital de Rondônia. A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudiene Dias, disse que o trabalho de conscientização deve ser realizado todos os dias, “mas em datas específicas, é feito um trabalho voltado ao assunto, como foi feito no dia do Pedestre e agora do Ciclista e assim por diante”, destacou.  

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância da educação de trânsito em todas as categorias de usuários do trânsito, mas pontuou os pedestres e ciclistas que são mais vulneráveis nas vias, “um pedestre ou um ciclista quando se envolve em um acidente de trânsito com um veículo, por exemplo, as consequências geralmente são graves, por isso a importância de termos um trânsito humanizado e educado com respeito a todos os usuários da via”, afirmou Neil Gonzaga.

O Brasil tem mais de 70 milhões de ciclistas, em Rondônia é grande o número de pessoas que fazem uso desse tipo de transporte, mas com o passar dos anos, ouve uma migração dos usuários de bicicleta para motocicleta, mesmo havendo essa migração o número de acidentes de trânsito envolvendo bicicletas que resultam em mortes é considerado.

Segundo o Coordenador de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran de Rondônia (Renaest), Iremar Torres Lima, dados estatísticos mostram uma redução significativa no número de acidentes envolvendo ciclista no estado no período de 2009 a 2017 caindo de 1.510 acidentes para 587, uma redução de – 61,1%. Mesmo havendo redução no número de acidentes não fatais envolvendo ciclistas o número de mortes de pessoas conduzindo bake no trânsito passou de 32 em 2010 para 42 em 2017, um aumento no período de 31,3%.

Leia mais:

Detran apoia projeto de educação de trânsito da Secretaria de Segurança Pública

Veículos apreendidos devem ser regularizados em 30 dias sob pena de serem leiloados, alerta Detran Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Detran/Edie Cruz (arte)
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Esporte, Governo, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo