ENCONTRO DETRAN

Detran de Rondônia é destaque no IV Encontro de Educadores de Trânsito realizado em Brasília

22 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Ações educativas colocaram Rondônia em destaque nacional

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia participou do IV Encontro Nacional de Educadores de Trânsito, que foi realizado no Ministério de Infraestrutura em Brasília (DF) nos dias 20 e 21 deste mês. O evento é realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e reuniu representantes dos Detrans de todo o país. O Detran de Rondônia conquistou a 4ª colocação do concurso de “Boas Práticas” de educação de trânsito realizadas no Brasil.

O Detran de Rondônia foi representado pela Diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudiene Dias e pela analista, Tatiane Noleto. A autarquia de Rondônia conquistou a 4ª colocação entre as sete melhores ações de “Boas Práticas” de educação de trânsito realizadas no Brasil por meio de votação. O concurso é realizado pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Durante o encontro, Claudiene Dias explicou como são desenvolvidas as ações educativas que colocaram Rondônia em destaque nacionalmente. O projeto “Agente de Trânsito Mirim”, é desenvolvido nas escolas e tem como objetivo orientar e conscientizar crianças de até 12 anos, para se tornarem multiplicadoras junto aos familiares. Por meio deste projeto, as crianças aprendem as regras básicas de trânsito, recebem a carteirinha de agente de trânsito mirim e um bloco de mini multa para autuar os pais e responsáveis quando cometerem irregularidades no trânsito, “o resultado é muito positivo, os próprios pais afirmam que são chamados à atenção pelos filhos (agentes mirins), quando cometem alguma erram no trânsito”, disse a diretora.

Claudiene Dias destaca projetos de educação de trânsito desenvolvidos pelo Detran que colocou Rondônia entre os melhores do país

Já o projeto “Embriagues no Volante” é feito em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia e tem como público alvo os condutores que foram abordados em procedimentos de fiscalização que cometeram delitos tipificados no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) cujas penas possibilitem a aplicação do artigo 89 da Lei 9.099/95. A justiça convoca esses condutores para participarem de palestras e fazerem uma reflexão a cerca do comportamento no trânsito para uma consequente mudança de hábitos que prejudiquem as relações nas vias orientando-os para uma qualidade de vida coletiva, visando segurança e preservação da vida.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, elogiou o trabalho dos servidores da autarquia que fazem educação de trânsito em todo o estado e destacou a importância dos parceiros e da sociedade nesse processo de conscientização para um trânsito mais humanizado respeitando as leis de trânsito e evitando os acidentes que geralmente deixam pessoas sequelas ou mortas. “O transito é responsabilidade de todos nós se tivermos consciência do nosso papel na via, com certeza muitas fatalidades poderiam ser evitadas”, disse Neil Gonzaga.

IV Encontro de Educadores de Trânsito

Durante o encontro foram discutidos com os representantes das esferas municipal, estadual e federal a construção de ações educativas mais efetivas no país. A velocidade das vias urbanas, também foi abordada. A Organização das Nações Unidas (ONU) defende velocidade máxima de 50 km por horas nas vias urbanas. Os temas que serão abordados nas campanhas de educação de trânsito de 2020 também foi tema.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Detran/ Eleni Caetano

Distritos, Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte