Governo de Rondônia
25/04/2024

Detran capacita examinadores de trânsito de sete municípios; treinamento acontece em Ouro Preto do Oeste

11 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Vão participar do curso representantes das comissões examinadoras de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), promove nos dias 13 e 14 de agosto, curso de capacitação de examinadores de trânsito em Ouro Preto do Oeste. O treinamento será realizado pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (DTHMET) e tem o objetivo de debater e revisar o processo avaliativo da prática de direção veicular.

Segundo o diretor técnico da DTHAMET, Hassan Mohamad Hijazi, o curso terá carga horária de 12h e vai ser dividido em aulas teóricas e práticas, e vai propiciar aos participantes a discussão e implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aplicado ao processo avaliatório dos exames práticos. “Com metodologia ativa, por meio de discussões em mesa redonda, palestras e simulação de exame prático, os participantes poderão tirar dúvidas e propor melhorias ao processo avaliatório”, destacou.

No curso, os participantes vão poder tirar dúvidas e propor melhorias ao processo avaliatório

Entre os conteúdos a serem aplicados e discutidos estão:
• Atualização do Código de Trânsito Brasileiro voltados ao Processo Avaliatório nos Exames Práticos;
• Alterações no Manual de Exames;
• Empatia e responsabilidade do examinador antes do início do processo avaliatório;
• Ética, deveres e responsabilidade no serviço público; e,
• Simulação de Exame Prático.

Vão participar da capacitação representantes das comissões examinadoras de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.

O treinamento de examinadores está fundamentado na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nº 514 de 18 de dezembro de 2014, que aprova as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, e trata da capacitação e aperfeiçoamento continuado dos profissionais de trânsito.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano e Jarlana Serra Davy
Fotos: Eleni Caetano e Ivi Fidelis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Educação, Governo, Habitação, Legislação, Rondônia, Servidores, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo