Governo de Rondônia
29/03/2024

7 DE SETEMBRO

Desfile Cívico-Militar tem estrutura ampliada para melhor acomodação do público estimado em dez mil pessoas em Porto Velho

05 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Para melhor recepcionar o público que prestigiará ao Desfile Cívico-Militar na próxima quinta-feira (7), a partir das 17h, em Porto Velho, em homenagem aos 195 anos de independência do Brasil, o governo de Rondônia, com o apoio da prefeitura da capital, 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), prepara uma estrutura bem maior e com mais conforto na avenida Migrantes, no trecho da avenida Jorge Teixeira com as ruas Antônio Lacerda (à direita) e Santa Bárbara (a esquerda), antes da avenida Rio Madeira. O público é estimado pela Polícia Militar em dez mil pessoas, cinco mil a mais que em 2016.

Coronel Almeida treina pelotões para o desfile de 7 de setembro

De acordo com a equipe do Departamento de Relações Públicas e Cerimonial do governo, além do camarote 40×5 metros, climatizado, com capacidade para 500 pessoas, entre autoridades civis e militares e convidados, estão sendo montadas arquibancada com capacidade para quatro mil pessoas, 17 tendas cobertas para prevenção à chuva, e disponibilizados 1.100 cadeiras, enquanto que no ano anterior foram apenas 300; e 50 banheiros térmicos, 20 a mais que em 2016.

Do total de tendas, nove são no tamanho 10×10, seis de 5×5 e duas de 8×8, essas últimas reservadas aos músicos. A novidade é que três tendas de 10×10 ficarão em frente ao camarote e serão destinadas, exclusivamente, aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As demais serão distribuídas em vários pontos da avenida. Outra alteração também foi feita na extensão do gradil que separa o público das pessoas que estarão desfilando. Neste ano serão quatro mil metros, dois mil a mais.

Com relação à segurança, conforme o capitão Renato Suffi, chefe do setor de Comunicação Social da Polícia Militar, haverá policiamento preventivo no entorno e no local do evento, policiamento de trânsito para garantir a fluidez do tráfego e agentes do Serviço de Inteligência que estarão circulando à paisana. São mais de 400 policiais escalados para o dia.  Já nas proximidades do camarote haverá destacamento da PM e do Exército; e para os casos de emergência ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e viaturas da PM estarão de prontidão na esquina da rua Santa Bárbara, enquanto um caminhão do Corpo de Bombeiros estará na rua Uruguai.

A programação prevê que o dispositivo militar estará pronto às 16h40, enquanto que a revista da tropa pelo comandante da 17ª Brigada, general José Eduardo Leal de Oliveira, será às 17h20; revista da tropa pelo governador Confúcio Moura, acompanhado do general, às 17h40; pedido de autorização para início do desfile às 17h55; início do desfile militar, incluindo o motorizado (viaturas operacionais e administrativas, barcos e ônibus da PM, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha), às 18h; início do desfile estudantil (14 escolas), 18h40; início do desfile de entidades e organizações sociais, 19h40; e o término às 20h10.

Na manhã desta terça-feira (5), em frente ao Comando Geral da PM, o coronel Almeida, coordenador regional de policiamento, realizou mais um treinamento dos pelotões feminino e masculino, incluindo as tropas das Operações Especiais (COE) e Ambiental (BPA).
Leia Mais:

 Polícia Militar alerta sobre interrupção do trânsito no trecho do desfile desta quinta-feira, em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Lenilson Guedes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo