VALORIZAÇÃO

DER prioriza atendimento psicológico para servidores que atuam nas 40 frentes de trabalho em todo o Estado

04 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atendimento é realizado em local aberto, muitas vezes embaixo de árvores

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER), tem disponibilizado atendimento psicológico para os servidores que atuam nas 40 frentes de trabalho, atualmente em execução pelas 14 residências do órgão, em todo o estado.

A ideia, segundo o setor de psicologia, é cuidar do emocional de cada um. Os atendimentos são feitos embaixo de árvores, nos próprios canteiros de obras.

Para o DER, a dedicação dos servidores garante maior trafegabilidade e rodovias seguras para os rondonienses. O trabalho é intenso e contínuo, por isso, existe uma preocupação e priorização com a saúde mental dos trabalhadores.

A psicóloga Elucineia Mendes dos Reis destaca a importância de cada atendimento e o resultado que proporciona para o trabalhador, além de garantir melhores resultados no trabalho. “Conversar é uma forma  que eles encontram para desabafar, botar para fora suas angústias, cada um com seus problemas. Após cada conversa, vejo o alívio no rosto deles. Isso me traz satisfação”, diz a psicóloga.

Ela esclarece ainda que a equipe está percorrendo as 14 Residências Regionais e explica como é feito o atendimento. “Os atendimentos são feitos embaixo de árvores, em salas, a noite, onde eu vejo que os profissionais se sintam melhor. O importante é atender e deixá-los bem”.

Além do atendimento presencial, a profissional disponibiliza um contato via WhatsApp para auxiliar os trabalhadores em caso de necessidade. “Vale ressaltar que as consultas são sigilosas. O servidor pode relatar o seu problema com tranquilidade  o meu papel é ouvir e orientar”, destaca Elucineia.

O setor de psicologia do DER existe há 12 anos, mas passou a funcionar com mais efetividade na gestão do diretor-geral, Elias Rezende. Segundo ele, todo o suporte foi dado para colocar em prática os atendimentos, pois é uma orientação do governador Marcos Rocha, esse valorização do servidor. “Estamos atentos com a manutenção das rodovias estaduais, mas os servidores são fundamentais. Sem eles não conseguimos deixar as vias trafegáveis. Com todos os serviços, é necessário cuidar do emocional, ouvir as insatisfações. Isso é essencial! Nos preocupamos com os nosso servidores, queremos que estejam contentes, pois isso contribuiu para a realização do trabalho com mais segurança e qualidade”, disse Elias Rezende, diretor-geral do DER.

Texto: Antonia Lima
Fotos: Valdecy Santos

Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Solidariedade, Transporte