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23/12/2024

PRATICIDADE

Débito automático proporciona comodidade para usuários da Caerd

12 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

3 - Débito automático  Caerd. Fotos Luciane GonçalvesGanhar tempo é uma das prioridades do homem moderno. Evitar desgaste em fila de banco e de casas lotéricas tem sido prática cada vez mais comum para o trabalhador brasileiro. Pensando em facilitar a vida de seus clientes, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) lança a campanha “Ganhar tempo é da sua conta”, uma forma de incentivar o pagamento das faturas em débito automático, serviço bancário onde os pagamentos são automaticamente debitados na conta-corrente ou poupança, nas respectivas datas de vencimento.

Para optar pelo débito automático o cliente precisa autorizar o serviço no banco onde possui conta. Além da facilidade, a opção não gera custos adicionais na fatura, pode ser bloqueada ou suspensa a qualquer momento pelo correntista “e ainda evita juros e multas por atrasos no pagamento das faturas”, alerta o diretor comercial da Caerd, Walmir Brito. “É sinônimo de facilidade e tranquilidade. Nessa vida corrida e de muitas preocupações pode ocorrer o esquecimento de pagar uma conta ou outra, por isso o débito automático é tão oportuno”.

De acordo com relatório da Superintendência de Operações Comerciais, a Caerd recolheu somente em abril R$ 141 mil, resultantes de juros e multas por atrasos de contas. Desse total, R$ 130 mil de imóveis residenciais. Nesse contexto, a ação proporciona economia de tempo e dinheiro, comodidade e qualidade de vida, pois sem perder tempo em filas o cidadão pode aproveitar para fazer aquilo que gosta.

Cliente continua no controle da conta

Uma das preocupações dos clientes com a autorização do serviço de débito automático é a ideia ilusória da falta de controle do consumo de água e do que está sendo pago. Era dessa maneira que pensava Rosa do Rosário antes de buscar mais informações sobre o serviço. “Eu realmente imaginava que as contas seriam debitadas sem eu ter o conhecimento do que foi gasto no mês. Quando descobri que não, minha vida ficou mais fácil”. Rose é vendedora ambulante de roupas e bolsas, percorre diariamente repartições públicas, comércio e casas. “Não tenho tempo para serviços burocráticos e o débito automático me deu praticidade. Com essas contas fixas, de valor pequeno, não tenho mais preocupação”.

Diretor Comercial Walmir Brito (Fotos: Luciane Gonçalves)

Diretor Comercial Walmir Brito (Foto Luciane Gonçalves/Caerd)

“Mesmo que escolha o serviço de débito automático, as faturas da Caerd continuam sendo entregues na casa do cliente, mas sem o código de barra, como uma espécie de extrato para ele acompanhar o que foi consumido e o valor debitado na conta”, explica o diretor comercial Walmir Brito. O débito automático pode ser solicitado no banco, mesmo que a fatura esteja em nome de terceiros. Após a autorização do serviço na instituição bancária, a Caerd se encarrega de encaminhar as faturas aos bancos.

Órgãos públicos aderem à novidade

Outra ação que faz parte do plano de melhoria da arrecadação é firmar parceria com os municípios, que também podem adotar o sistema de débito automático. Recentemente a Caerd conseguiu firmar esse acordo com o Governo do Estado, aumentando a arrecadação no mês em R$ 2 milhões. Segundo Walmir Brito, o mesmo procedimento está sendo feito com os municípios. “Muitas prefeituras possuem pendências com a Caerd e conforme as negociações de débitos vão sendo feitas, procuramos também já fixar o pagamento pelo modo automático”.


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Fonte
Texto: Luciane Gonçalves - Assessoria Caerd
Fotos: Luciane Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Empresas, Governo


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